Empresa de jogos fala sobre desafios em trabalhar durante a guerra na Ucrânia
A equipe precisou se adaptar entre trabalho remoto e local.
Manhã. 24 de fevereiro de 2022. Algumas horas após a invasão que deu início à guerra na Ucrânia, um grupo de trabalhadores na cidade de Kiev faz algo inusitado. Em meio a alarmes antiaéreos e conflitos terrestres a todo vapor, o estúdio de videogames Frogwares lança o remake de “Sherlock Holmes: The Awakened”.
Essa parece uma decisão contraditória e até então não empática, certo? Afinal, não é a hora de brincar… no entanto, o que é jogo para uns é trabalho para outros.
Para além da divulgação de trailer e anúncio de jogos, a Frogwares passou usar as suas plataformas de mídia social para compartilhar informações sobre como foi a vivência do conflito em Kiev.
Na ocasião, o diretor de publicação da empresa, Sergey Oganesyan, comentou a ação:
“Queríamos usar nossa plataforma e nossa posição para lançar alguma luz sobre o que está acontecendo. Por sermos uma empresa de jogos, gostaríamos de alcançar especificamente os gamers e contar-lhes sobre os horrores que acontecem diariamente na Ucrânia.”
Nas redes da empresa, é possível ver a experiência de ver edifícios destruídos, pessoas camufladas a se movimentar e civis fugindo à procura de refúgio em abrigos antibombas e estações de metrô.
Também é possível ver os esforços de trabalhadores que se adaptaram para continuar seu serviço, fosse trabalhando com seus laptops em uma banheira ou sentados no chão.
Mais informações sobre o conflito
Além de ser a capital da Ucrânia, Kiev é o centro industrial tecnológico do país. Contando com várias empresas no setor de games e esportes eletrônicos, a área de TI e tecnologia tinha mais de 250 mil profissionais antes da invasão russa.
Agora, depois de mais de um ano da guerra na Ucrânia, os profissionais da cidade de Kiev se acostumaram às sirenes de alerta de ataques aéreos que soam várias vezes ao dia. Elas tampouco fogem ou procuram abrigo, esperam somente que nada de ruim aconteça.
No entanto, nas cidades a leste da Ucrânia e nos campos de batalha, como Kharkiv, Kherson e Zaporíjia, a situação é diferente. Essas regiões ainda estão sob fogo constante das forças russas.
O cotidiano dos desenvolvedores em meio à guerra na Ucrânia
A produção do remake de “Sherlock Holmes: The Awakened” aconteceu ao longo do conflito na cidade de Kiev. A empresa ponderou sobre como fazer um projeto viável e que pudesse dar certo nas condições difíceis geradas pela guerra na Ucrânia.
Foram aproveitadas as bases do título original de 2007 e, com a arrecadação de 250 mil euros por meio de um crowdfunding, a Frogwares começaram os trabalhos no final de março de 2022. Contudo, o projeto enfrentou vários obstáculos ao longo do conflito.
Assim que a Ucrânia foi invadida, o estúdio precisou fechar temporariamente. O diretor de publicação da empresa, Sergey Oganesyan, fala sobre esse período:
“Quando a invasão começou, decidimos dar tempo às pessoas e todo o apoio para ajudá-las a se mudar, deixar o país ou encontrar abrigo em algum lugar no oeste da Ucrânia.”
Algumas pessoas da equipe decidiram se juntar a organizações humanitárias. Enquanto outros agora são membros voluntários do exército ucraniano e estão lutando pelo país na linha de frente.
Cada membro da equipe doou cerca de 2.800 euros desde o início da guerra, para apoiar o Exército Ucraniano e dar suporte à ajuda humanitária.
Semanas depois que o conflito estava estabelecido, o restante dos funcionários que não estavam envolvidos com a guerra retomou a seus trabalhos, tanto na Ucrânia como no exterior.
Dependendo da região onde os funcionários moravam, da segurança do trajeto e da disponibilidade de energia, a equipe desenvolveu um modelo de trabalho híbrido.
Alguns integrantes da Frogwares passaram a programar e projetar totalmente em casa, ao passo que outros ainda continuam indo ao escritório.
Oganesyan explica que “o trabalho ajuda a distraí-los da guerra”, além de ser a fonte de renda das pessoas, que, nesse período, tem sido um recurso indispensável.