Empresa é autorizada a construir trem-bala no Brasil; saiba mais!

Empresa de transportes ferroviários TAV Brasil foi autorizada por órgão governamental a construir o trem-bala que ligará São Paulo e Rio de Janeiro.

Já ficou impressionado com os trens-bala japoneses que chegam a 300 km/h? E que tal encontrar um desses bem aqui no Brasil? Mesmo que você tenha ficado encantado com essa possibilidade, ainda teremos de esperar alguns anos para que isso aconteça, mas essa será, sim, uma realidade!

No dia 2 de fevereiro, a empresa TAV Brasil (Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade) anunciou a assinatura do contrato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para realizar a construção do projeto.

O trem-bala vai ligar a metrópole de São Paulo (SP) ao Rio de Janeiro (RJ). Como muitos brasileiros sabem, São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, bem como o seu aeroporto, que recebe visitantes de todo o planeta.

No entanto, o maior destino de viagem dos estrangeiros no país é, sem dúvidas, o Rio de Janeiro com suas diversas belezas.

Sendo assim, ter um meio de transporte rápido entre as duas cidades, além de favorecer os milhões de residentes de ambas, ainda facilitará o turismo nos dois principais destinos brasileiros.

Como o trem-bala será feito?

A nova lei para as ferrovias brasileiras possui o intuito de modificar a forma como os processos de licenciamento funcionam. Antes, o governo solicitava a criação de novos trechos ferroviários e abria licitações para as empresas interessadas na construção.

Na nova lei, são as empresas que propõem traços e projetos que serão aprovados ou rejeitados pelos órgãos responsáveis, como a ANTT.

Dito isso, a empresa TAV Brasil então propôs a construção de um trajeto de 378 km de extensão ligando as duas cidades. Além disso, a empresa pretende que essa linha ferroviária seja de alta velocidade, de forma que a viagem seja feita em apenas uma hora e meia.

Portanto, para que isso seja possível, o transporte necessita alcançar a incrível velocidade de 350 km/h, tornando-o um dos trens mais rápidos do mundo.

No entanto, como dito no início deste texto, ainda levará alguns anos para que o projeto seja concluído. Isso porque, a empresa ainda não possui o capital necessário para a realização do projeto, e precisa de investimento de diversos órgãos nacionais e internacionais para a sua realização.

Nesse sentido, a estimativa de conclusão da obra fica por volta da metade do ano de 2032.

você pode gostar também