Embraer revoluciona o mercado com novo táxi voador: zero emissões e acessível

Além de ser uma solução de transporte acessível para todos, o veículo surpreende por sua característica ambientalmente amigável, com zero emissões de poluentes.

Há muitos anos, quando pensávamos no  futuro e o que nos aguardava em 2023, por exemplo, imaginávamos algumas situações envolvendo carros voadores, por exemplo.

Agora, vivendo esta era, percebemos que, embora a tecnologia tenha avançado muito desde seus primórdios, mas que, na verdade, carros voadores por enquanto estão fora de cogitação.

Entretanto, na segunda-feira passada (19/6), a startup Eve Air Mobility, apoiada pela Embraer, anunciou o que foi apelidado como “táxi voador”.

Essa tecnologia bastante curiosa pretende revolucionar o transporte aéreo, e o nome original do novo lançamento é eVTOL, tendo sido apresentado durante o 54º Paris Air Show, na França.

A tecnologia é fruto da colaboração com a Blade Air Mobility, é elétrico, silencioso, não emite poluentes e promete oferecer custos acessíveis.

E não para por aí, pois as empresas querem continuar desenvolvendo aplicações práticas e dar continuidade à mobilidade aérea avançada.  

Além disso, pretendem estabelecer bases para integrar os eVTOLs, em aeronaves elétricas e decolagem e pouso vertical de última geração.  

O projeto começará a funcionar em rotas futuras na França e outros países europeus que consigam sustentar o modelo. A mobilização da indústria e a construção de infraestruturas sustentáveis são os objetivos principais do novo projeto, além do desejo de viabilizar e popularizar a aviação elétrica.  

Andre Stein, co-CEO da Eve, falou um pouco mais sobre o novo lançamento:

“Ao combinar experiência e recursos, nos comprometemos com a expansão da mobilidade aérea avançada com soluções inovadoras que tornem as viagens mais acessíveis para passageiros, além de impulsionar melhorias significativas para o meio ambiente”, afirmou.

Quando o eVTOL será entregue?

O primeiro protótipo do eVTOL tem sua montagem planejada para o segundo semestre de 2023, e os primeiros voos testes tem previsão de ocorrer ao longo de 2024. Além disso, a EVE deseja colocar seu eVTOL em serviço em 2026.

“Nossa visão compartilhada de um futuro mais seguro, silencioso e sustentável em viagens aéreas é a força motriz por trás dessa colaboração. A introdução das aeronaves da Eve em nossa rede europeia marcará um passo fundamental rumo à realização desse objetivo”, disse Rob Wiesenthal, CEO da Blade.

A Índia foi o local escolhido pelas empresas para assinarem um contrato para implantar até 200 eVTOLs no país.  

Além disso, Monacair, Héli Sécurité e Azur Hélicoptère, também conhecidos como os três maiores operadores de mobilidade aérea urbana do sul da Europa, tiveram suas operações de voos fretados e programados, comprados pela Blade.

No ano anterior, a empresa também demonstrou intenções para operações nos Estados Unidos, fornecendo até 60 eVTOLs anualmente.

O desenvolvimento das aeronaves na Europa só pode ser feito após o recebimento das aprovações e certificações regulatórias necessárias, além da assinatura de um acordo definitivo entre todas as partes.  

você pode gostar também