Egito Antigo invade SP: 4 motivos para não perder a exposição Tutankamon
Sem dúvidas, você tem muitos motivos para visitar a Exposição Tutankamon, mas destacamos quatro deles a seguir para te animar ainda mais. Confira!
O Antigo Egito, situado no Nordeste da África, floresceu por milhares de anos e se destacou por sua rica cultura, religião, arte e arquitetura.
Sob o governo dos faraós, o Egito desenvolveu uma sociedade complexa com uma hierarquia rigorosa, na qual sacerdotes, escribas, artesãos e camponeses desempenhavam papéis distintos e bem determinados.
Por sua vez, a religião ocupava um papel central na vida egípcia, com a crença na vida após a morte e na preservação do corpo por meio da mumificação.
Monumentos emblemáticos, como as pirâmides de Gizé e os templos ao longo do rio Nilo, testemunham a engenhosidade e habilidade técnica dos antigos egípcios.
Além do mais, a escrita hieroglífica e os papiros representam algumas das realizações culturais duradouras dessa civilização.
Esses são alguns dos motivos que provam que o Antigo Egito deixou um legado marcante na história da humanidade, e não é à toa que continua sendo admirado e pesquisado até os dias de hoje.
Tutankamon ganha exposição em São Paulo
Entre os faraós, um dos que mais se destacaram é Tutankamon, cuja tumba foi descoberta em 4 de novembro de 1922 – Imagem: Reprodução
Quando a tumba de Tutankamon, da 18ᵃ dinastia, foi revelada, o momento marcou um dos eventos mais significativos na história da arqueologia.
Sob a liderança do egiptólogo Howard Carter, a descoberta trouxe à luz mais de 5 mil artefatos preciosos encontrados na tumba situada no Vale dos Reis, no Egito.
Mais de um século depois, o fascínio em torno do ‘faraó menino’ e do Antigo Egito permanece vivo, inspirando uma nova exposição em São Paulo.
São Paulo recebe exposição sobre Antigo Egito: não perca!
Nesse contexto, a Exposição Tutankamon, inaugurada no Shopping Cidade São Paulo, mergulha os visitantes nos segredos dos rituais funerários do Egito Antigo e da cultura geral da época.
Sem dúvida, você tem muitos motivos para visitar a exposição, mas nós vamos destacar quatro deles a seguir:
- Você pode ver réplicas da tumba na exposição: uma mostra exibe réplicas de itens encontrados na tumba de Tutancâmon, incluindo um mapa detalhado da sua localização no Vale dos Reis e uma reprodução da múmia do faraó, junto com alguns dos mais de 5 mil objetos descobertos.
- Informações sobre o processo de mumificação: a exposição contará com curtas aulas sobre o intrigante processo de mumificação dos antigos egípcios, detalhando como os corpos eram preparados para a vida após a morte.
- Oportunidade de conhecer simulação de realidade virtual: no encerramento da exposição, os visitantes têm a chance de experimentar uma simulação da vida após a morte no Egito Antigo por meio de óculos de realidade virtual. Uma experiência única, não é?
- Conhecimento e curiosidades sobre o Egito Antigo: uma árvore genealógica de Tutankamon e explicações sobre sua ascensão ao trono proporcionam uma visão detalhada sobre a história do Egito Antigo. Réplicas da máscara funerária do faraó também estão em exposição.
Mais sobre a exposição
A exposição intitulada oficialmente como ‘Tutankamon, a experiência imersiva’ foi inaugurada no dia 19 de janeiro e se estenderá até o dia 19 de maio.
A exposição é dividida em sete salas do quarto piso do Shopping Cidade São Paulo, com horário de visita entre 10h e 22h, sendo 21h o último horário de entrada.
Neste site oficial, você pode conferir os valores dos ingressos individuais, que custam R$ 90 (R$ 45 a meia-entrada), e os pacotes especiais para famílias.
Não vai perder, hein!