Eclipse solar desta segunda (8) será visível o Brasil?
Lua passará por entre a Terra e o Sol e bloqueará a luz, dando origem a uma faixa de sombra em alguns locais do planeta.
O ano de 2024 será marcado por três eclipses, sendo um deles lunar e dois solares. O primeiro (lunar) ocorreu em março e, nesta segunda-feira (8/4), ocorrerá o segundo, que será solar.
As pessoas que acompanham o calendário de eclipses e que gostam de testemunhar o fenômeno estão com expectativas nas alturas para visualizar mais uma ocorrência do tipo.
O eclipse desta segunda poderá ser visto, principalmente, do hemisfério norte.
A faixa de visualização, segundo a NASA, abrangerá três estados do México, 15 dos Estados Unidos e quatro do Canadá.
Quem reside nesses locais, portanto, terá a chance de testemunhar o fenômeno.
Já no Brasil, o fenômeno não será visível desta vez. No entanto, o canal da NASA, no YouTube, vai transmitir o eclipse ao vivo a partir das 14h (horário de Brasília).
Por que eclipse solar?
Registro de um eclipse solar – Foto: Reprodução
Um eclipse é considerado solar quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, projetando sombra sobre uma determinada área do planeta.
Isso ocorre porque a Lua bloqueia, de maneira parcial ou total, a luz solar. É por isso que existem, de modo geral, três tipos de eclipses solares: o parcial, o anular e o total.
Além desses, existe um quarto tipo, que é considerado mais raro e se caracteriza pela mistura de todos os demais. Estamos falando do eclipse solar híbrido.
Qual será o tipo de eclipse desta vez?
Neste 8 de abril, parte do planeta poderá visualizar um eclipse total. A faixa de sombra se estenderá por um trecho de 185 km de extensão por 13 km de largura, na América do Norte.
O eclipse vai nascer e morrer em áreas oceânicas, de modo que a visualização dele será menor conforme o avançar da área sombreada.
Quem estiver no início ou no meio, portanto, terá uma visão mais privilegiada.
Horário do eclipse solar
Os especialistas já fizeram o cálculo do momento exato de visualização total do eclipse.
Segundo o site Space.com, a primeira totalidade do fenômeno poderá ser vista às 14h38 desta segunda-feira (8) e a última às 16h55 (horário de Brasília).
Durante esse período de 3 horas, 16 minutos e 45 segundos, ocorrerá o que chamamos de umbra da Lua, ou seja, quando a sombra dela bloqueará a luz do Sol e criará uma faixa escura na Terra.
Desta vez, a faixa será diagonal e atingirá a América do Norte. O eclipse poderá ser visto em diferentes períodos de tempo em cada país.
Nos Estados Unidos, será por 67 minutos e 58 segundos, enquanto no México será por 40 minutos e 43 segundos, e no Canadá por 34 minutos e quatro segundos.
*Com informações de Olhar Digital.