EA demite pessoas e cancela aguardado jogo de 'Star Wars'; entenda
Importante desenvolvedora de games, a empresa passa por um período difícil e abala o setor com demissões e cancelamento de projeto.
Infelizmente, não é de hoje que o mercado de games no Brasil e no mundo enfrenta tempos turbulentos, e a Electronic Arts não é exceção.
Em um anúncio surpreendente, a gigante dos games revelou uma série de mudanças em sua estratégia de negócios, resultando em demissões em massa, cancelamento de projetos e uma reorientação significativa em relação aos jogos licenciados.
Game de ‘Star Wars’ cancelado
A decisão de reduzir a força de trabalho global em 5%, equivalente a cerca de 670 funcionários, marca um movimento estratégico da EA para concentrar seus esforços em IPs internas.
O CEO, Andrew Wilson, destacou a busca por experiências mais envolventes e narrativas expansivas como motivadores dessa mudança, enquanto a empresa se adapta a um cenário de mercado em constante evolução.
O anúncio também trouxe más notícias para os fãs de ‘Star Wars’, com o cancelamento de um aguardado jogo de tiro em primeira pessoa da Respawn. Os cortes afetaram não apenas empregos, mas projetos ainda não oficialmente anunciados.
A presidente da EA Entertainment, Laura Miele, comunicou aos funcionários sobre a nova direção da empresa, priorizando franquias internas e oferecendo suporte a títulos já lançados.
Era esperado pela comunidade um jogo de ‘Mandalorian’ – Imagem: Disney studios/Reprodução
Apesar do cancelamento do FPS de ‘Star Wars’, Miele enfatizou que a difícil decisão não reflete a falta de talento ou paixão da equipe de desenvolvedores pelo projeto.
Rumores indicam que o título, possivelmente protagonizado por um caçador de recompensas mandaloriano, estava em estágios avançados de criação.
Os profissionais afetados por essas mudanças serão realocados para outros projetos, incluindo sucessos como ‘Apex Legends’ e novos capítulos para ‘Homem de Ferro’, ‘Pantera Negra’ e uma sequência de ‘Jedi Survivor‘.
Franquias consagradas como ‘Mass Effect’ e ‘Dragon Age’ continuam sendo prioridades, apesar das adaptações de personagens da Marvel e de ajustes estratégicos.
Embora a EA ajuste a abordagem, a empresa mantém sua parceria com a Disney e segue comprometida com o desenvolvimento de novos jogos baseados em universos icônicos.
O impacto de tais mudanças vai reverberar não apenas na empresa, mas também na indústria de jogos eletrônicos como um todo, marcando um capítulo significativo em sua evolução.