EA apresenta tecnologia que vai revolucionar a imersão em jogos
Nova patente promete vai permitir que jogadores criem falas e deem voz aos seus personagens virtuais.
Imagine controlar um personagem em um jogo e ouvir suas próprias palavras, suas falas representadas pelo protagonista virtual na tela.
Essa visão futurística parece mais tangível com a recente patente da Electronic Arts, que propõe incorporar a voz dos jogadores aos personagens dos games.
A inovação está chegando no mundo dos games
A patente, intitulada “Gerando fala na voz de um jogador em um jogo”, divulgada agora apesar de ter sido enviada pela EA em 2020, descreve um processo inovador que permitiria a reprodução da voz dos jogadores nos diálogos dos personagens, utilizando técnicas avançadas de processamento de voz.
A tecnologia descrita na patente visa transformar a voz dos jogadores em conteúdo falado dentro do jogo.
A ideia por trás disso é usar módulos sintetizadores, conversores de voz e um “vocoder” para criar diálogos no jogo baseados nas amostras de voz fornecidas pelos jogadores.
Síntese do conversor de voz. – Imagem: VeryAliGaming/Reprodução
Esse avanço poderia significar uma mudança radical na maneira como os jogos são produzidos, especialmente em jogos onde a criação de personagens é parte central da experiência.
Em muitos RPGs, por exemplo, a escolha de um estilo de voz para o protagonista é um elemento-chave, e essa nova tecnologia poderia oferecer uma personalização ainda mais ampla, dando voz aos personagens baseada nas gravações dos jogadores.
A promessa da EA não se limita a replicar a voz dos jogadores. A tecnologia também permite a inserção de dados em forma de texto, possibilitando que os jogadores criem suas próprias linhas de diálogo que serão utilizadas pelos personagens nos jogos, tornando a experiência ainda mais personalizada e imersiva.
Embora a ideia seja revolucionária, sua implementação prática e eficiência ainda permanecem incertas.
A proposta da EA tem potencial para transformar a interação dos jogadores com seus personagens virtuais; contudo, apenas o tempo dirá se essa tecnologia se tornará uma realidade palpável nos jogos do futuro.