EA apresenta tecnologia que vai revolucionar a imersão em jogos

Nova patente promete vai permitir que jogadores criem falas e deem voz aos seus personagens virtuais.

Imagine controlar um personagem em um jogo e ouvir suas próprias palavras, suas falas representadas pelo protagonista virtual na tela.

Essa visão futurística parece mais tangível com a recente patente da Electronic Arts, que propõe incorporar a voz dos jogadores aos personagens dos games.

A inovação está chegando no mundo dos games

A patente, intitulada “Gerando fala na voz de um jogador em um jogo”, divulgada agora apesar de ter sido enviada pela EA em 2020, descreve um processo inovador que permitiria a reprodução da voz dos jogadores nos diálogos dos personagens, utilizando técnicas avançadas de processamento de voz.

A tecnologia descrita na patente visa transformar a voz dos jogadores em conteúdo falado dentro do jogo.

A ideia por trás disso é usar módulos sintetizadores, conversores de voz e um “vocoder” para criar diálogos no jogo baseados nas amostras de voz fornecidas pelos jogadores.

Síntese do conversor de voz. – Imagem: VeryAliGaming/Reprodução

Esse avanço poderia significar uma mudança radical na maneira como os jogos são produzidos, especialmente em jogos onde a criação de personagens é parte central da experiência.

Em muitos RPGs, por exemplo, a escolha de um estilo de voz para o protagonista é um elemento-chave, e essa nova tecnologia poderia oferecer uma personalização ainda mais ampla, dando voz aos personagens baseada nas gravações dos jogadores.

A promessa da EA não se limita a replicar a voz dos jogadores. A tecnologia também permite a inserção de dados em forma de texto, possibilitando que os jogadores criem suas próprias linhas de diálogo que serão utilizadas pelos personagens nos jogos, tornando a experiência ainda mais personalizada e imersiva.

Embora a ideia seja revolucionária, sua implementação prática e eficiência ainda permanecem incertas.

A proposta da EA tem potencial para transformar a interação dos jogadores com seus personagens virtuais; contudo, apenas o tempo dirá se essa tecnologia se tornará uma realidade palpável nos jogos do futuro.

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