Celular ou forno elétrico? Saiba por que seu aparelho superaquece e evite algumas práticas
É comum quando dispositivos eletrônicos esquentem durante o carregamento. No entanto, saiba que isso pode danificar o aparelho. Saiba o que causa o aquecimento e aprenda a evitá-lo.
Com o avanço da tecnologia, a utilização de aparelhos como celulares, tablets e notebook se torna cada vez mais acessível. Esses dispositivos possuem uma bateria com autonomia de algumas horas, ou seja, se mantém ligados fora de tomadas por algum tempo fora da fonte de alimentação de energia.
Contudo, uma hora ou outra eles devem ser carregados e, durante esse processo, é comum notarmos um certo aquecimento no carregador ou no próprio aparelho. O problema ocorre quando isso se torna frequente e as temperaturas ficam cada vez mais elevadas.
Isso porque esse superaquecimento é capaz de danificar os produtos e trazer prejuízos grandes e inesperados. Por isso, é importante haver a educação sobre como proceder diante de uma situação desse tipo.
Sendo assim, conheça abaixo as possíveis causas do problema e evitar dores de cabeça que eles podem causar e veja as dicas que separamos para te ajudar.
Saiba como evitar o superaquecimento de dispositivos eletrônicos
Primeiramente, é relevante conhecermos o que pode causar esse aquecimento, para acabar com o problema já em sua origem.
Existem algumas razões para isso e elas estão relacionadas a diferentes componentes que envolvem o carregamento.
Fatores do superaquecimento e como evitá-los
Algumas das causas incluem:
1. Carregador estragado ou incompatível
O seu carregador pode estar danificado internamente, seja no cabo ou na fonte. Esse dano pode levar à dissipação de energia elétrica em calor, aquecendo os fios e conduzindo a temperatura até a entrada do seu aparelho. Além disso, o carregador pode não ser o ideal para o seu celular.
Todos smartphones e outros dispositivos, possuem uma voltagem e potência (medida em watts) específica em que devem ser carregados. Por isso, caso o carregador não possua essas especificações, entregando mais ou menos carga, o seu eletrônico que irá pagar o preço.
Neste sentido, o melhor a se fazer é sempre usar o carregador original do seu aparelho, pois as configurações são padronizadas.
2. A própria bateria
Também pode ser que a causa esteja no seu aparelho. As baterias possuem um tempo útil específico, geralmente medido em ciclos de carga, definido pela utilização e carregamento total.
Sendo assim, é importante levar o seu aparelho a um técnico para que ele identifique o problema, se é na bateria ou no conector e possa solucionar por um preço menor do que comprar um novo.
3. Tomada
Outro causador de problemas pode ser a tomada em que você está conectando o carregador. Ela pode não possuir aterramento, entregar uma corrente diferente e até estar com mal contato.
Além disso, é possível que vários aparelhos já estejam conectados no mesmo lugar, pelo uso de “Ts” (benjamin).
Por isso, evite colocar seu dispositivo em uma tomada cheia de outras conexões. Se este não for o caso, chame um eletricista para analisar os fios elétricos.
4. Uso inadequado
Por fim, caso nada disso esteja resolvendo, e você continua sentindo que o aparelho está quente, então tente não usá-lo enquanto carrega.
Assim, você evita que a bateria faça um esforço desnecessário, afinal, o carregamento costuma demorar poucos minutos, basta esperar.