Dubladores pedem regulamentação do uso de inteligência artificial
Profissionais se mostraram bastante preocupados sobre como a tecnologia pode atingir esse nicho profissional.
A dublagem brasileira é reconhecida como uma das melhores do mundo, e não é difícil reconhecer as vozes que fizeram parte da nossa infância, adolescência e vida adulta em alguma produção.
No último fim de semana (20 e 21/1), diversos dubladores nacionais uniram-se a uma importante causa, que viralizou nas redes sociais.
Estamos falando da campanha chamada ‘Dublagem Viva‘, que visa regulamentar o uso de IA (inteligência artificial) neste tipo de mercado.
Segundo o movimento, os profissionais desejam que exista um equilíbrio entre o avanço da tecnologia e a preservação do trabalho e de sua qualidade.
Na página oficial da referida iniciativa, há um manifesto explicando detalhadamente como o uso de recursos 100% artificiais pode prejudicar os trabalhadores e o setor como um todo.
Conforme mencionao, grandes nomes da profissão aderiram ao movimento e estão defendendo-o na internet.
A intenção da campanha não é coibir a utilização de novas ferramentas, mas garantir que elas não substituam a presença do dublador e sejam empregadas apenas como um complemento para melhorar o trabalho e auxiliar os profissionais.
O apoio à campanha dos dubladores
Logo oficial do ‘Dublagem Viva’ – Imagem: Netflix/Reprodução
Atualmente, a campanha ‘Dublagem Viva’ conta com o apoio de várias organizações internacionais de dublagem, como, por exemplo, a OVU (Organización de Voces Unidas), do México, a NAVA (National Association of Voice Actors), dos EUA, a AVTA (Sindicato de Actores de Voz y Voice Talents de Madrid), da Espanha, e a global United Voice Actors.
Agora, o emprego de IA no mundo artístico já causou polêmicas antes, sendo inclusive o pivô da greve de roteiristas e atores de Hollywood que ocorreu no ano passado.
Posteriormente, o site oficial da iniciativa previamente mencionada divulgou um link contendo um abaixo-assinado contra o uso indiscriminado da Inteligência Artificial na área.
Tal ação já movimentou muito apoio, e vários dubladores famosos utilizaram a #dublagemviva para reforçar a ação e mostrar apoio à causa.
Miriam Fischer (a voz de Drew Barrymore no país), Flora Paulita (dubladora de Ariana Grande), Ricardo Juarez (que faz a voz de Kratos) e outros renomados profissionais do ramo se manifestaram em solidariedade na internet.