DreamWorks em foco: descubra a verdade por trás das reviravoltas do estúdio
Conheça finalmente os bastidores encantados da DreamWorks: de 'Shrek' a 'Como Treinar o Seu Dragão', mergulhe na história fascinante deste icônico estúdio de animação.
Você provavelmente já ouviu falar da DreamWorks. Se você não reconhece o estúdio pelo nome, com certeza você deve lembrar de algum dos filmes de sucesso que a empresa já produziu, tipo “Shrek”, “Como treinar seu dragão”, “Os pinguins de Madagascar” e “Kung Fu Panda”.
Mas, nos últimos tempos, há quem diga que a DreamWorks tem andado sumida, sem lançar muitas produções e sem ocupar o lugar de destaque nas grandes telonas do cinema que sempre teve.
Afinal, o que aconteceu com a DreamWorks? De fato houve uma queda nas produções? Quais são os próximos lançamentos? Bom, se você quer saber mais detalhes sobre a história desse estúdio, basta acompanhar a leitura desta matéria.
A criação da DreamWorks
Imagem: Reprodução/Comcast Company
A DreamWorks Pictures teve origem em 1994, fruto da colaboração de três renomados profissionais da indústria midiática: o cineasta Steven Spielberg, o diretor e animador Jeffrey Katzenberg (que antes trabalhava na Walt Disney Company) e o magnata David Geffen, cujas atividades predominavam no setor fonográfico.
O estúdio recebeu o nome de “DreamWorks SKG”, uma abreviação que combinava as letras iniciais dos sobrenomes dos três proprietários. Na época, a DreamWorks se aventurou bastante no segmento de produções direcionadas a adultos.
O primeiro lançamento da empresa, antes mesmo de fazer animações, foi o filme “O Pacificador”, de 1997, estrelado por George Clooney e Nicole Kidman.
Sua primeira produção de animação ocorreu com o lançamento de “FormiguinhaZ”, em 1998, enquanto a mais recente, intitulado “Os Caras Malvados”, chegou às telas em 2022.
Entretanto, foi só em 2001 que o grupo conquistou seu primeiro triunfo marcante, com o lançamento de “Shrek”. Posteriormente, em 2002, também trouxeram aos cinemas “Spirit: o Corcel Indomável”, cuja narrativa foi associada ao icônico filme “O Rei Leão“.
Além disso, a DreamWorks foi a primeira empresa a iniciar o processo de desenvolver sequências para suas produções, uma abordagem que mais tarde seria adotada tanto pela Disney quanto pela Pixar. Até o momento, a empresa já apresentou ao público 38 filmes de animação.
Quais são os maiores sucessos da DreamWorks?
Foto: Reprodução/UOL
Durante seus 28 anos de existência, a DreamWorks acumulou uma série de reconhecimentos em virtude de suas produções cinematográficas. O estúdio foi agraciado com três prêmios Oscar, somou 41 honrarias Emmy e recebeu diversos prêmios Annie. Além disso, coleciona muitas indicações tanto ao Globo de Ouro quanto ao BAFTA.
Além do mais, o estúdio teve 15 filmes produzidos na lista dos 50 filmes de animação com maior bilheteria de todos os tempos. “Shrek 2”, de 2004, é o filme do estúdio que mais fez sucesso, chegando a faturar cerca de US$ 920 milhões. Ao lado dele estão outros sucessos, como “Kung Fu Panda”, “Madagascar”, “Como Treinar o Seu Dragão”, “Spirit” e “O Poderoso Chefinho”.
Mas, afinal, o que houve com a DreamWorks?
Em abril de 2016, a Comcast Corporation, que é nada mais, nada menos que a segunda maior companhia de radiodifusão e TV a Cabo do mundo em termos de lucro, assim como a maior fornecedora de acesso à internet e a terceira maior companhia de telefone dos Estados Unidos, concluiu as negociações para adquirir a DreamsWorks Animation.
Com essa transação, o estúdio passou a integrar a Universal Pictures e a NBCUniversal como uma de suas subdivisões. A fusão gerou muita repercussão, já que muitos acreditavam que isso fortaleceria o grupo para competir “pau a pau” com a Walt Disney Company, que havia adquirido em 2006 o renomado estúdio de animação Pixar, destaque por produções de sucesso, como “Toy Story”, “Carros” e “Monstros S.A”.
Na época, o CEO da DreamWorks, Jeffrey Katzenberg, admitiu que a empresa já estava sendo vendida há anos. Ele afirmou:
“Estou orgulhoso em dizer que a NBCUniversal é a casa perfeita para a nossa empresa; uma casa que vai abraçar o legado da nossa narrativa e aumentar o mercado para o nosso total potencial.”
Próximos lançamentos da DreamWorks
Ainda hoje, o estúdio continua com suas produções e já tem um lançamento agendado para este ano: o terceiro filme da franquia “Trolls” chega aos cinemas dia 12 de outubro de 2023.
Dirigido por Walt Dohrn, “Trolls 3 – Juntos Novamente” tem tudo para continuar sendo um sucesso musical e cheio de cores vivas, assim como os outros dois filmes da saga.
Já para o primeiro semestre de 2024, o estúdio também já preparou uma continuação de um clássico da DreamWorks. “Kung Fu Panda 4” tem data prevista de estreia para dia 8 de março de 2024, mas, por enquanto, não se tem muitos detalhes sobre a animação.
Além disso, em entrevista recente, o produtor cinematográfico e parceiro criativo da DreamWorks, Chris Meledandri, revelou que “Shrek 5” também está sendo desenvolvido pelo estúdio.
Por enquanto, o filme não possui previsão de estreia, mas acredita-se que, com o grande sucesso da saga “Gato de Botas”, os produtores queiram aproveitar deste momento para trazer a franquia de 2001 de volta aos holofotes.
Rivalidade entre DreamWorks e Pixar
Ao longo dos anos, os fãs de filmes de animação dos dois maiores estúdios do gênero, DreamWorks e Pixar, tentaram formar uma rivalidade positiva entre ambos. Entretanto, a escolha de qual estúdio é o melhor depende de diversos fatores e muitas questões.
Colocando os fatos sobre a mesa, vemos que a empresa já conquistou muitos prêmios. Além disso, ela é dona de um catálogo com diversas franquias de bastante sucesso, “Shrek”, “Madagascar”, “Como Treinar o Seu Dragão”, “Kung Fu Panda”, “O Poderoso Chefinho”, são alguns deles.
Por outro lado, a Pixar também é um estúdio que obteve muitos reconhecimentos, tendo conquistado 21 Oscars, 9 Globos de Ouro e 11 Grammys. Entre seus títulos mais famosos, podemos citar franquias, como “Toy Story”, “Os Incríveis”, “Monstros S.A.”, entre outros.
Se pararmos para analisar filmes isolados, ou seja, que não fazem parte de uma franquia e não possuem sequência, os dois estúdios também foram os responsáveis por criarem grandes obras.
A DreamWorks produziu sucessos que marcaram gerações, como “A Fuga das Galinhas” (2000), “Bee Movie” (2007), “Os Sem Floresta” (2006), dentre vários outros.
Já a Pixar foi a responsável por dar vida aos personagens de “Divertida Mente” (2015), “Soul” (2020), “Wall-E” (2008), “Procurando Nemo” (2003) e muito mais, que continuam a emocionar ainda hoje.
Por isso, é muito difícil analisar e decidir qual seria melhor. As duas empresas são especialistas em produzir filmes de animação e, temos que admitir, a maioria deles, se não todos, são um grande sucesso desde o momento em que são lançados.
Mas para além do sucesso no lançamento, estas animações continuam sendo reassistidas anos depois, o que mostra a influência e capacidade técnica dos estúdios. Afinal, quem nunca assistiu os clássicos, “A Fuga das Galinhas” ou “Toy Story” mais de uma vez?
Então, nós até podemos analisar alguns dados sobre cada um dos estúdios, mas a verdade é que os dois estúdios produzem filmes emocionantes. No fim das contas, a competição entre os estúdios é positiva para os fãs, já que eles seguem produzindo filmes maravilhosos pra gente acompanhar.