‘Dragon Ball Z’: por que Kuririn não tem nariz e usa 6 pontos na testa?
Será que o visual nada comum do monge baixinho tem explicação ou simplesmente faz parte do personagem deste famoso anime?
“Dragon Ball Z” é uma série animada que conta a história de Goku, de sua família, amigos e muitos inimigos de outros planetas. As várias aventuras à procura das Esferas do Dragão aparecem ao longo dos episódios.
O anime surgiu do mangá de mesmo nome. Embora o desenho não esteja mais ganhando novos episódios há um bom tempo, o mangá continua sendo lançado mensalmente. Alguns dos personagens mais próximos a Goku, que vemos tanto na história quanto no desenho, são: Vegeta, Bulma, Mestre Kame e Kuririn.
Kuririn é um dos mais engraçados, sem dúvidas, não apenas por ser um dos mais baixinhos mas também por estar sempre contribuindo para manter o bom humor nos episódios. Ele promove muitas risadas! Quem um exemplo? Quem não lembra do meme que Goku pergunta a Freeza por que ele matou o baixinho Kuririn?
Foi um sucesso gigante na internet.
Mas o que chama atenção mesmo nesse personagem em especial é este grupo de características físicas muito peculiares. Já parou para analisar que o pequeno monge não tem um nariz? E estes seis pontos na testa? Afinal, por onde ele respira? E não menos importante: de onde surgiram as seis marcas na testa dele?
Por que a aparência de Kuririn é tão diferente?
Quando perguntado sobre a falta de nariz no personagem, o mangaká Akira Toriyama respondeu que ele tem a incrível habilidade de respirar sem um nariz porque faz isso por meio da pele. Embora não se saiba se ele falou sério, essa foi uma boa resposta para a dúvida dos fãs, já que o mundo de Goku não funciona exatamente como o nosso.
Os pontos na testa
Como o melhor amigo de Goku foi criado para fazer referência aos monges, esses pontos que ele carrega na cabeça podem ser resultado de uma antiga prática que era realizada em monges considerados Shaolin.
Eles tinham o incenso queimado na testa por meio de uma prática chinesa. Esse costume era realizado para melhorar o desempenho do sangue e do “qi”, conhecido no anime come “ki”.
E diferente da resposta sobre o nariz, que mesmo ninguém sabendo se é verdade ou não acabou com a dúvida de muitos fãs que apenas aceitaram o fato, o criador do mangaká nunca falou nada sobre os pontos na testa de Kuririn.
A resposta mais lógica vinha de observar a cultura chinesa, já que o anime tem muita influência da cultura dos países do leste asiático, então podemos concluir que nosso Kuririn foi exposto à prática de moxabustão, onde adquiriu a marca dos seis pontinhos na testa.