Dolby Digital: o melhor da tecnologia sonora
Caso você não faça ideia sobre o que Dolby Digital se trata, este artigo é o lugar certo para você
O conceito de Dolby Digital nada mais é do que uma tecnologia avançada que tornou possível transportar o som surround presente nos cinemas para diversos lares por meio de home theaters.
Leia mais: Curitiba é a 1º cidade no mundo a testar luminárias inteligentes na rede pública
A tecnologia passou a ser desenvolvida a partir dos anos 80, a qual foi aplicada, pela primeira vez na história, no filme “Batman, o Retorno”, exibido em 1992.
Ele passou pelas inúmeras eras do Laserdisc, DVD, HD-DVD e Blu-ray. Nos dias atuais, se faz presente em diversas plataformas de streaming e continua marcando sua presença nos cinemas, é claro. Confira mais alguns detalhes sobre a incrível tecnologia surround e como fazer uso do Dolby Digital em sua residência:
Som Surround
O sistema surround é utilizado em diversos canais espalhados em determinado ambiente para dar a sensação de um som tridimensional. Na grande maioria das vezes, este recurso faz uso de, pelo menos, cinco caixas principais (sendo que três são dianteiras e duas são traseiras), incluindo uma caixa subwoofer para emitir os sons mais graves.
Para aqueles que desejam conhecer mais sobre esta tecnologia, ela é responsável por causar uma imersão no conteúdo, por exemplo, em cenas de ação que, ao fazerem uso desta tecnologia, é possível ouvir, de forma realista, a aproximação de veículos.
Ao decorrer do tempo, esta tecnologia se popularizou em meados do anos 90, com o lançamento de receivers e kits de caixas para home theaters. Dessa forma, o som surround, como o Dolby Digital, foi implantado em diversos tocadores de DVD e de Blu-ray.
Dolby Digital
Considerado como o primeiro sistema de compressão de áudio digital, ele foi desenvolvido pela empresa de engenharia de áudio, chamada Dolby Labs. A qual conseguiu transformar um som surround em alta qualidade o padrão da indústria.
Como fazer uso do Dolby Digital?
Se você deseja possuir tal tecnologia no conforto da sua casa, basta apenas possuir uma fonte compatível como uma smart TV, por exemplo, além de um sistema de som surround.
A conexão entre ambas as partes será realizada por meio de um cabo HDMI (seja a fonte, seja o sistema, os dois necessitam da tecnologia HDMI ARC), do cabo óptico ou do cabo coaxial digital (S/PDIF).