CHOCANTE! Jovem apresenta sinais de doença rara após contrair covid-19

Pesquisadores e médicos ficaram surpresos com os sintomas que a jovem de 28 anos apresentou.

Muitas são as sequelas que um paciente com covid-19 pode ter após se recuperar do vírus. Mas o que os cientistas não esperavam é que doenças independentes pudessem ser ativadas pelo vírus em pacientes que sequer teriam o problema se não tivessem contraído a doença.

Esse foi o caso de uma paciente nos EUA que deixou todos em choque quando os médicos perceberam que o problema que ela estava apresentando poderia, na verdade, se relacionar à covid.

E não só essa jovem como muitos outros casos de outras doenças já foram identificados. Mesmo sendo problemas diferentes e específicos em cada pessoa, continua sendo um sinal de alerta para o que o covid é capaz de fazer.

Jovem apresenta sintomas de prosopagnosia

Imagem: Eupercebo.Unb

A prosopagnosia é uma doença que atinge apenas 2% da população, inclusive famosos como Brad Pitt. Mas, no caso da jovem que estamos prestes a conhecer, a doença ocorreu como resultado de outro problema.

Anne, de 28 anos, chocou os médicos após os sintomas que apresentou depois de ter contraído covid-19. A Universidade de Dartmouth, em New Hampshire, nos EUA, foi quem relatou o caso.

A situação ocorreu em março de 2020. Como sintomas do vírus ativo, ela teve febre, tosse, diarreia e falta de ar. Mas o que veio depois ninguém esperava!

Depois de algumas semanas, a própria Anne se assustou ao não reconhecer um rosto muito familiar, e o sintoma que ela estava apresentando era de uma “cegueira facial”. Veja o que ela disse:

“Era como se a voz de meu pai tivesse saído do rosto de um estranho.”

Isso aconteceu quando, em uma festa, ela não conseguiu reconhecer o próprio pai, e então o susto foi muito grande. Isso porque a voz era comum aos seus ouvidos, mas o rosto era como o de um verdadeiro estranho.

Além disso, em consulta com os médicos, Anne ainda relatou que teve dificuldade para se localizar quando estava andando na rua, e isso a preocupou.

Brad Duchaine, líder de pesquisa da Universidade que estuda o caso de Anne, afirmou:

“A combinação de prosopagnosia e déficit de navegação que Annie apresentou é algo que chamou nossa atenção, porque os dois problemas geralmente aparecem juntos de danos cerebrais ou de desenvolvimento.”

Não é comum o fato de Anne ter apenas covid-19 e apresentar esses sintomas. Sem contar que o problema que ela desenvolveu sempre está acompanhado de outros danos no cérebro, o que não foi o caso dela.

O pesquisador ainda disse:

“Sabemos que a covid-19 pode causar sintomas diversos, mas aqui estamos vendo problemas graves e altamente específicos na paciente. Isso sugere que possam existir muitas outras pessoas com problemas específicos após a contaminação.”

Covid pode acelerar doenças

Os médicos e cientistas encaram o caso como não sendo o único. Além disso, acreditam que outras pessoas possam ter os mesmos sintomas.

Há também alguns estudos que afirmam com alto índice de certeza que o covid acelerou problemas como Alzheimer, Parkinson e acidentes vasculares cerebrais isquêmicos. E isso até mesmo em pessoas saudáveis que tiveram apenas o vírus.

Os pacientes que demoraram a se recuperar do covid já apresentaram transtornos mentais como desorientação e esquecimento frequente, além de desenvolverem problemas neurológicos.

você pode gostar também