Documento encontrado pode mudar a história da matemática; confira
Documento localizado por pesquisa revelou novos detalhes sobre os números decimais; veja.
A matemática está presente em todas as circunstâncias do nosso dia a dia, desde atividades simples até processos complexos.
Ela está presente em fatos mais óbvios, como transações financeiras, programação de computadores e construção de edifícios.
Mas, além disso, tal ciência também é importante no planejamento de rotas de transporte, na análise estatística de dados, na arte, na música e até na natureza.
Por tudo isso, a matemática é a linguagem universal que nos permite compreender e modelar o mundo ao nosso redor. Quanto a isso, as pessoas que gostam da ciência e creem em Deus costumam lembrar da frase de Galileu Galei:
“A matemática é a linguagem com a qual Deus escreveu o universo”.
Goste ou não, é a ciência exata que fornece ferramentas essenciais para resolução de problemas de diferentes níveis.
Contudo, um documento antigo encontrado recentemente tem despertado a atenção de estudiosos e apreciadores da matemática.
O que o documento revelou sobre a matemática?
A descoberta impressionante no mundo da matemática está relacionada a um arquivo identificado durante uma pesquisa nos registros de astronomia entre o fim da Era Medieval e o início do Renascimento.
O arquivo em questão revelou o que pode ser o uso mais antigo de números decimais conhecidos.
O professor e reitor da Faculdade de Ciências Naturais e Aplicadas da Universidade Trinity Western, no Canadá, Van Brummelen, liderou a investigação que resultou nessa revelação intrigante.
Uso de números decimais remonta ao século XV
Documento antigo mostra uso de número decimal – Imagem: Reprodução
Até o momento, acreditava-se que o primeiro registro do uso de números decimais remontava a 1593, creditado a Christopher Clavius, um astrônomo jesuíta de origem alemã.
No entanto, de acordo com os achados, o uso dos números decimais data de cerca de 150 anos antes, por volta de 1440.
O achado ocorreu no ‘Compositio instrumenti’ de Bianchini, um documento que revelou a utilização precoce de números decimais. A divulgação de tal descoberta ocorreu em 17 de fevereiro, no periódico Historia Mathematica.
Bianchini, em seu texto, discorria sobre como calcular o seno e o cosseno de um arco, fornecendo um vislumbre do uso prático e teórico desses números em contextos astronômicos.
Van Brummelen, através de um comunicado, destacou que a matemática não se desenvolve isoladamente, mas em resposta a situações que surgem em diversos contextos científicos, comerciais ou financeiros.
Assim, ele ressalta a contribuição de Bianchini para a matemática, enfatizando sua inovação ao inventar a função tangente na trigonometria, um marco que influenciou áreas como engenharia, tecnologia e ciências exatas.
Embora sistemas de números decimais já tenham sido encontrados em diversas civilizações antigas do mundo árabe e asiático, a descoberta recente se destaca por apresentar um sistema decimal empregado até hoje.