Diretor faz duras críticas a filmes em 3D após enorme sucesso de ‘Avatar’
Entenda o que James Cameron, diretor do filme de maior sucesso da história do cinema até então, disse sobre a onda dos filmes em 3D!
James Cameron, diretor do filme que, até então, é detentor do recorde mundial de bilheteria, fez duras críticas às tentativas de se produzir filmes em 3D, prática que teve início logo após o lançamento e o inabalável sucesso de seu filme, “Avatar”, no ano de 2009.
Os efeitos visuais presentes no filme conquistaram muitos prêmios e elogios, sendo que a produção obteve uma reputação de obra que é um avanço para o universo 3D.
Nesse contexto, o bastante recente ressurgimento de “Avatar” nas telas, por meio de seu relançamento, foi capaz de comprovar claramente a real potência do cenário deslumbrante do filme, tendo suas imagens em 3D “saindo da tela” e atingindo o público no mundo de Pandora com uma primeira impressão 4K.
A tão esperada sequência do filme “Avatar”, intitulada “Avatar: O Caminho da Água” (ou “Avatar 2″), também foi produzida com o intuito de nos trazer experiências visuais em 3D. Inclusive, o público pôde ter uma pequena prévia da sequência ao final do relançamento de “Avatar” na cena pós-créditos.
Apesar de o 3D presente no filme “Avatar” ter sido surpreendente, inúmeras outras cópias foram lançadas no cinema, talvez justamente com o intuito de serem capazes de realizar o feito anterior de “Avatar” ou, ao menos, pegar uma carona no interesse despertado no público pelos efeitos visuais.
Logo no início de sua execução, o filme já havia se mostrado um sucesso estrondoso nas bilheterias do mundo inteiro, tendo muitos críticos divulgando seus efeitos visuais que se mostravam revolucionários.
Após o sucesso extremo, muitos dos filmes de Hollywood fizeram questão de lançar quase todos os seus sucessos de bilheteria no modo 3D. Os ingressos pelos filmes que poderiam ser assistidos sob essa modalidade eram um tanto mais caros do que aqueles que possuíam imagens em 2D, tendo sido, por um certo período, bem populares.
Nesse cenário, o 3D foi sempre anunciado em trailers e pôsteres para os próximos filmes, pois era tido como uma variável crucial para o sucesso de vendas das produções.
Durante uma recente entrevista ao The New York Times, Cameron, junto à estrela do filme, Zoë Saldaña, emitiu opiniões bastante contundentes sobre esse universo 3D criado após o sucesso de “Avatar”. Nas palavras de Cameron:
“Acho que os estúdios estragaram tudo. Apenas para economizar 20% do custo de criação do 3D, eles optaram pelo 3D pós-conversão, que o tira das mãos do cineasta no set e o coloca em algum processo de pós-produção que rendeu um resultado ruim. Eu acho que o novo filme ‘Avatar: The Way of Water’ irá reacender o interesse em 3D de autoria nativa, que é o que eu pessoalmente acredito ser o jeito certo de fazer isso.”