Direitos dos jogos da Blizzard serão vendidos pela Microsoft?
Negociações estão a todo vapor para que os direitos dos games da Blizzard passem para outra companhia; entenda das principais mudanças.
A Microsoft decidiu reestruturar a Activision Blizzard. Para que isso acontecesse, entretanto, foi necessário implementar algumas mudanças na empresa.
A fim de possibilitar a aquisição, ocorreu uma negociação dos direitos de transmissão da Activision Blizzard, que agora serão de responsabilidade da Ubisoft.
O acordo estabelecido é válido tanto para os títulos para PC quanto para os consoles, que serão lançados ao longo dos próximos 15 anos.
No entanto, apesar de ceder os direitos de transmissão para a Ubisoft, a Microsoft não ficará sem lucro, pelo contrário: a empresa que está adquirindo os jogos precisará fazer um pagamento único à Microsoft por cada título.
Além desse valor, será necessário ainda repassar o montante de possíveis compensações baseadas nas compras de cada jogo, bem como na quantidade de uso. Os valores envolvidos nessa negociação não foram divulgados.
Imagem: Reuters/Reprodução
Entenda o que muda na Blizzard
O acordo entre Microsoft e Ubisoft trará mudanças. A Microsoft não poderá mais lançar nenhum jogo da Blizzard, ou pelo menos não de forma exclusiva no Xbox Cloud Gaming, que é seu serviço de transmissão de jogos via nuvem.
Além disso, a empresa deixa de controlar os termos de licenciamento existentes de jogos de seus concorrentes. Por isso, não conseguirá mais ter atitudes como dificultar uma negociação ou rejeitar uma possível entrada de seus jogos na PlayStation Plus, por exemplo.
Toda essa parte ficará sob a responsabilidade da empresa que receberá os direitos dos games, a Ubisoft. Inclusive, eles já expressaram a animação no X (antigo Twitter).
“Temos o prazer de anunciar um novo acordo que levará os jogos da Activision Blizzard para a Ubisoft+ via streaming, após a conclusão da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Além disso, licenciaremos os jogos para uma variedade de serviços de streaming e assinatura na nuvem.”
A Ubisoft+, plataforma de streaming de games da Ubisoft, poderá adicionar títulos da Activision Blizzard em seu catálogo a partir do início da aquisição. Além disso, a empresa também ganha o direito de negociar a disponibilidade integral dos jogos dentro do Xbox Cloud Gaming.
No entanto, a princípio, a Ubisoft não vai oferecer o streaming de jogos na nuvem, mas pretende, em breve, disponibilizar essa possibilidade por meio do Multi Access, que é seu serviço de plano premium.
Todos os detalhes ainda serão repassados pela própria empresa. Pelo que se sabe, a Ubisoft garantiu, após as negociações, os direitos de distribuição em plataformas de streaming, até mesmo dos principais títulos da franquia, como “Call of Duty“. Essas e outras séries serão lançadas de agora até 2038.
No entanto, esse acordo foi diferente na Europa. Devido às leis locais, a empresa precisou concordar com alguns termos específicos e, por isso, vai manter o fornecimento de streaming na nuvem.
Por questões legais, a Microsoft permanecerá responsável pelo controle dos jogos que farão ou não parte de sua própria plataforma.