Diferentões da galáxia! 3 planetas mais bizarros que não estão no Sistema Solar

Saiba mais sobre planetas curiosos, como o KELT-9 e o TrES-2b, que surpreendem astrônomos. Eles ficam fora do Sistema Solar.

Quando pensamos no espaço, estrelas gigantescas e planetas como a Terra vêm à mente. No entanto, existem planetas curiosos que desafiam nossas expectativas e nos mostram que o universo é ainda mais bizarro do que imaginamos.

Seja pela temperatura, composição ou até pela escuridão extrema, esses planetas fogem do que estamos acostumados a ver no nosso Sistema Solar. Você já ouviu falar sobre eles?

1. KELT-9: planeta mais quente entre os planetas curiosos

Crédito: NASA’s Goddard Space Flight Center/Chris Smith (USRA)

Entre os planetas curiosos que desafiam o senso comum, o KELT-9 ganha destaque. Afinal, enquanto é comum associarmos calor extremo a estrelas, o KELT-9 supera até mesmo algumas delas.

Com uma temperatura de 4.300°C, ele apresenta uma atmosfera tão quente que contém ferro atômico e titânio. O calor absurdo é consequência da proximidade com seu sol. Além disso, um fato interessante sobre esse planeta é a duração de seu ano: apenas um dia e meio!

2. Kepler-452b: o mais familiar, embora seja ‘diferentão’

Crédito: NASA Ames/JPL-Caltech/T. Pyle

Outro exemplo fascinante de planetas curiosos é o Kepler-452b. Conhecido como Terra 2.0, ele chamou a atenção do público em 2015 por ter características semelhantes às do nosso planeta.

Com um ano que dura 385 dias e uma estrela muito parecida com o Sol, o Kepler-452b intrigou cientistas e entusiastas.

Porém, existe um ponto ainda em debate: ele pode ser gasoso e não rochoso. Ou seja, apesar de parecer semelhante à Terra, pode ter uma estrutura totalmente diferente da nossa casa.

3. Planetas curiosos: TrES-2b

Crédito: Aldaron

E se você acha que um planeta não pode ser mais escuro que carvão, está enganado. O TrES-2b, parte dessa lista de planetas curiosos, é famoso por refletir menos de 1% da luz que recebe.

David Kipping, um dos cientistas responsáveis pelo estudo, descreveu o planeta como “mais escuro do que o carvão mais preto”. Assim, esse planeta absorve tanta luz que fica extremamente difícil até mesmo visualizá-lo com os métodos atuais.

O que são exoplanetas?

Os planetas curiosos mencionados fazem parte de uma categoria maior: exoplanetas. Em outras palavras, são aqueles que estão fora do nosso Sistema Solar e orbitam estrelas distantes. Podem ser de diferentes tipos, como rochosos, gasosos ou até mesmo gigantes gasosos.

A descoberta de exoplanetas ampliou nossa visão sobre a diversidade de planetas no universo. Hoje, já sabemos que existem bilhões deles, alguns extremamente estranhos, como o TrES-2b, o KELT-9 e o Kepler-452b.

Os exoplanetas, além de serem fascinantes por si só, nos ajudam a entender mais sobre as condições que tornam possível a vida.

Mesmo que muitos desses planetas curiosos sejam inóspitos para seres humanos, eles continuam a inspirar cientistas a procurar por outros mundos que possam um dia abrigar vida. Quem sabe o próximo exoplaneta descoberto seja uma nova Terra?

você pode gostar também