Confira estas DICAS para amenizar a rinite alérgica
Quando as temperaturas mudam drasticamente, é possível que sintomas da rinite alérgica venham à tona. Saiba como reduzi-los!
Espirros, coriza e muitos outros sintomas atormentam a vida das pessoas que têm rinite alérgica. Essa condição piora ainda mais quando as estações começam a mudar, como quando o Verão acaba e dá lugar para o frio se instalar com a chegada do Outono.
Nessas horas, medicamentos antialérgicos são ótimos aliados para dar uma amenizada nos sintomas que deixam qualquer um desconfortável.
Segundo Brunna Paulino Maldini Penna, médica otorrinolaringologista, descongestionantes e corticoides, além de lavagem nasal, podem contribuir para a diminuição da coriza, espirros, coceiras no nariz e olhos, entre outros sintomas.
Contudo, esses medicamentos tendem a ser mais indicados para pessoas que não têm problemas graves de saúde. Se após tomar as medidas cabíveis esses os sintomas não retrocederem, é indicado procurar um médico, pois é provável que o quadro requeira mais atenção.
Quando sei que a rinite pode ser mais grave?
Segundo as informações compartilhadas pela doutora Brunna Paulino, se houver a permanência dos sintomas mesmo com os devidos remédios, é possível que a situação seja mais delicada. De acordo com a especialista:
“É importante que se observe os sinais de alerta, como falta de ar, tosse persistente (com ou sem catarro) e febre. Ressalto que a rinite alérgica apresenta estreita relação com a asma.
Estudos mostram que 80% dos pacientes asmáticos têm rinite alérgica, cuja dificuldade de controle não só é maior que a da própria asma como também interfere no controle desta. Portanto, para tratar a asma, é fundamental o controle da rinite.”
Melhores remédios e dicas para amenizar a rinite alérgica
O remédio mais adequado para tratar casos de crise, de acordo com a doutora Brunna Paulino, é usar o soro fisiológico 0,9% para lavar o nariz.
O soro fisiológico poderá diminuir a coceira e irritação, além de deixar as mucosas mais úmidas. E o melhor, diminui a secreção de partículas que causam a alergia. Outra forma de usar o soro fisiológico é fazer inalação. Esse tratamento pode ser o melhor amigo de quem tem rinite!
Por fim, a doutora salienta que outros cuidados podem auxiliar na saúde da pessoa com rinite, por exemplo evitar utilizar tapetes e passar um pano úmido na casa recorrentemente.