Devemos nos preocupar? Confira o aviso profético de Bill Gates sobre a influência da inteligência artificial entre humanos

Experiente no desenvolvimento de altas tecnologias, Bill Gates fez uma previsão sobre o que espera do futuro da inteligência artificial no comportamento humano.

Ao longo das últimas décadas, a inteligência artificial (IA) emergiu como uma das áreas mais promissoras da tecnologia moderna, apresentando avanços surpreendentes e inúmeras aplicações em diversas esferas da nossa sociedade.

No entanto, à medida que essa tecnologia avança, cresce também a preocupação em relação aos seus possíveis impactos no mundo e na humanidade. Entre as vozes proeminentes que alertam sobre o futuro da IA, destaca-se a previsão espantosa feita por Bill Gates, um dos visionários do setor tecnológico.

Bill Gates revela seu ponto de vista sobre o futuro

Imagem: Pixabay/ Divulgação; Montagem: Fernanda Lopes

Bill Gates, co-fundador da Microsoft, prevê que a futura empresa líder em inteligência artificial criará um agente digital pessoal capaz de realizar tarefas para as pessoas.

Ele acredita que essa tecnologia terá um impacto profundo, potencialmente alterando o comportamento dos usuários. As declarações de Gates foram feitas durante um evento sobre IA realizado pela Goldman Sachs e SV Angel.

“Quem vencer com o agente pessoal, esse será o grande avanço, porque você nunca mais irá a um site de buscas, nunca mais irá a um site de produtividade, nunca mais irá à Amazon”.

Ainda não se sabe se algum tipo de IA desse segmento foi desenvolvido, mas a ideia era que ela filtrasse os hábitos dos usuários e facilitasse as pesquisas realizadas, pois a ferramenta iria ler as coisas que você não tem tempo para ler, segundo Gates.

O empresário ainda mencionou que há grandes chances de que uma grande empresa de tecnologia ou startup desenvolva a ideia.

“Ficaria desapontado se a Microsoft não estivesse lá. Mas estou impressionado com algumas startups, incluindo a Inflection”, acrescentou, referindo-se à Inflection.AI, co-fundada pelo ex-executivo da DeepMind, Mustafa Suleyman.

Gates ainda destacou que levará algum tempo até que um poderoso agente digital esteja pronto para uso generalizado. Enquanto isso, as empresas continuarão adotando tecnologias de IA generativa, como o ChatGPT, da OpenAI, em seus produtos.

Além disso, Gates destacou seu trabalho direcionado para a saúde em sua Fundação Bill & Melinda Gates e enfatizou o papel da IA na aceleração das inovações na área da saúde, possibilitando o desenvolvimento avançado de medicamentos.

Ele acredita que, mesmo com o funcionamento do cérebro humano sendo um mistério, a humanidade está se aproximando de criar medicamentos eficazes para tratar doenças como o Alzheimer, com testes em humanos possivelmente acontecendo em uma década.

você pode gostar também