Deu ruim: Marvel recebe as primeiras indicações ao Framboesa de Ouro
Premiação destaca os piores desempenhos do ano em Hollywood e sempre acontece um dia antes do Oscar, como se fosse um contraponto.
Pela primeira vez na história, a Marvel recebeu indicações ao Framboesa de Ouro, conhecido como a premiação ‘anti-Oscar’, ou seja, aquela que premia os piores filmes do ano.
Isso revela, e muito, o ano controverso do estúdio. Enquanto ‘Guardiões da Galáxia Vol. 3’ conseguiu uma indicação ao Oscar na categoria Melhores Efeitos Visuais, o filme ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’, pelo visto, ficou longe de agradar.
A trama foi a responsável pela aparição da Marvel em três categorias do Framboesa. São elas: Pior Diretor, Pior Ator Coadjuvante e Pior Filme Prequel, Remake, Plágio ou Sequência.
Na categoria de Pior Ator Coadjuvante, foram duas indicações: os veteranos Michael Douglas e Bill Murray representam o filme da Marvel.
Framboesa de Ouro
Filme ‘Homem-Formiga e a Vespa’, da Marvel, não agradou a crítica – Foto: Marvel Studios/Reprodução
Todos os anos, o Framboesa de Ouro escolhe as produções que representam o outro lado da indústria cinematográfica que o Oscar não mostra, ou seja, as piores produções e atuações. Ele também é conhecido como Golden Raspberry Awards ou Razzies.
O prêmio foi criado em 1981 por John J.B. Wilson. Em geral, a cerimônia ocorre na véspera do Oscar e virou um verdadeiro sinônimo de humor e deboche.
Além das categorias pelas quais concorre o filme ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’ da Marvel, existem outras, como: Pior Filme, Pior Ator, Pior Atriz, além das especiais criadas conforme o momento da indústria.
Seleção e escolha
A escolha dos vencedores é feita por integrantes da Raspberry Award Foundation. Ela é composta por críticos, jornalistas e cinéfilos.
Os concorrentes são anunciados sempre durante o mês de janeiro, assim como ocorre com o Oscar, e a cerimônia de entrega do prêmio acontece em fevereiro.
Grandes nomes de Hollywood já receberam o Framboesa de Ouro. Apesar disso e de todo o humor empregado, o prêmio também é alvo de críticas por ser considerado cruel e fazer julgamentos ruins.
Para outros, no entanto, ele é apenas uma forma saudável de avaliar a arte e destacar obras que não tiveram um bom desempenho ao longo do ano, seja do ponto de vista dos números ou da qualidade.
Em 2010, por exemplo, a premiação viveu um momento memorável. A atriz Sandra Bullock entrou na brincadeira e compareceu à cerimônia para receber o prêmio de Pior Atriz pelo filme ‘Maluca Paixão’.
Detalhe: um dia depois, ela foi premiada no Oscar como Melhor Atriz por ‘Um Sonho Possível’. São coisas que só acontecem em Hollywood.