Câmeras escondidas: aprenda a usar seu celular para encontrá-las

Ao seguir essas dicas, você poderá ficar despreocupado quanto às câmeras escondidas em hotéis.

Recentemente, tem sido relatado o crescente número de casos de espionagem em hotéis, onde hóspedes estão descobrindo a existência de câmeras escondidas que estavam invadindo sua privacidade.

Essas câmeras podem ser encontradas em quartos, banheiros e áreas comuns do hotel, e podem ser usadas para gravar e transmitir imagens sem o conhecimento dos hóspedes. Isso é uma violação clara de privacidade e segurança, e é importante que as autoridades tomem medidas para identificar e punir os responsáveis pelo uso ilegal dessas câmeras.

Além disso, os hóspedes devem estar atentos e verificar seus quartos em caso de qualquer suspeita de câmeras escondidas antes de se registrar em um hotel.

É claro que, ao nos hospedarmos, não iremos ficar várias horas procurando por câmeras dentro do quarto. Porém, você deve concordar que é muito desconfortável e preocupante pensar que é possível estar sendo filmado sem consentimento.

Mas além da verificação atenta com os nossos olhos, a qual pode falhar, é possível encontrar câmeras indevidas através de um aparelho ultra tecnológico: o seu celular. Sim. É possível encontrar câmeras com outra câmera. Irônico, você não acha?

Entendendo melhor a questão 

As informações a seguir são apenas para que você entenda melhor como o seu celular pode ser útil para achar outras câmeras. A faixa de cores visíveis é a parte do espectro eletromagnético que pode ser detectada pelo olho humano.

O infravermelho, por outro lado, é uma faixa de ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda maiores do que as ondas de luz visível, e é imperceptível para o olho humano.

O infravermelho é utilizado em uma variedade de aplicações, como no controle remoto. Já as câmeras de segurança usam o infravermelho para capturar imagens em ambientes com pouca luz, como o quarto de um hotel, por exemplo.

Elas emitem luz infravermelha para iluminar a área de interesse, e então capturam a imagem com um sensor sensível a infravermelho. Então, chegamos à conclusão de que câmeras escondidas podem emitir luz infravermelha.

Como usar o celular para identificar câmeras escondidas?

É nesse momento que a câmera do celular pode ser útil para identificar o infravermelho de câmeras escondidas. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Verifique se, de fato, a câmera do seu celular consegue identificar esse tipo de luz. Para isso, encontre um controle remoto funcionando e, enquanto aperta qualquer botão, aponte-o para a câmera traseira ou frontal do celular. Se na tela você perceber que está acessa uma luz que você não enxerga, então a “máquina” está pronta.
  2. Em seguida, você pode realizar uma varredura pelo quarto de hotel com a própria câmera e ver, através da tela do celular, se encontra o infravermelho, e consequentemente a câmera escondida.

Isso não é infalível

É totalmente compreensível que essas dicas podem falhar. Por isso, é sempre importante avaliar comentários e opiniões sobre os hotéis antes de realizar alguma reserva.

você pode gostar também