1º celular com câmera do mundo: você sabe onde ele foi lançado?

Alguns modelos foram lançados no início dos anos 2000 com tecnologia inovadora.

Algumas pessoas podem não se lembrar do design dos celulares antigos, mas eles estavam longe dos modelos que temos atualmente. Um dos pontos principais da mudança é a adição das câmeras.

Anteriormente, um dos principais objetivos dos aparelhos era permitir a comunicação, seja por chamadas de voz, seja por mensagens de texto. A seguir, destacamos uma curiosidade a respeito do tema. Saiba mais sobre o primeiro celular com câmera.

Celular retrô

Com o passar dos anos, a tecnologia se expandiu, permitindo muitas mudanças no sistema dos celulares. Hoje, boa parte dos smartphones possui tantos recursos quanto um computador ou uma câmera fotográfica profissional. Mas as versões anteriores não apresentavam todos esses recursos.

Por exemplo, o primeiro celular com câmera foi o modelo VP-210, cujas vendas começaram no ano de 1999. O seu design lembra os aparelhos comuns da época, porém o que mais chamava atenção era a presença da câmera.

Diferentemente do que estamos acostumados a ver atualmente, o item tinha destaque no aparelho. Com um vidro frontal, ele foi intitulado pelo mercado como um “videofone móvel” e possuía a resolução da imagem de 0,11 MP.

Primeiro celular com câmera.
Foto: Kyocera/Reprodução

Além do diferencial fotográfico, ele tinha um sistema simples com a tela TFT de 2 polegadas, a qual suportava apenas 65 mil cores. A sua funcionalidade tinha como base a tecnologia japonesa, o então PHS. O usuário podia enviar duas imagens captadas por segundo, e quanto ao armazenamento, ele poderia guardar 20 fotos e encaminhar por e-mail.

O produto foi oferecido no lançamento por 40 mil ienes, cerca de US$ 325 (aproximadamente, R$ 1.625).

Outros modelos

A Samsung também lançou a sua versão com a tecnologia fotográfica. Chamado de SCH-V200, foi lançado no início de 2000. Ele entregava uma captura com qualidade de 0,35 MP, que poderia ser vista apenas nos computadores. Para transferir a imagem, era preciso o uso de um cabo USB.

No mesmo ano, a Sharp lançou o J-SH04. Ele continha melhorias, como o envio das fotos por meio de transferências eletrônicas.

você pode gostar também