Desenvolvedor da Nintendo revela etapa crucial para o sucesso dos jogos
Desenvolvedor da Nintendo usou suas redes sociais para explicar como funciona a fase que garante o sucesso dos jogos. Confira!
Sem dúvidas, desenvolver um jogo é uma jornada complexa com diversas etapas importantes, e o teste é uma das mais significativas. Inclusive, eles podem garantir o sucesso de grandes jogos, como os famosos títulos da Nintendo.
Os testes costumam acontecer tanto nos estágios iniciais do desenvolvimento, quanto durante demonstrações ou ainda em acessos antecipados. A partir disso, é possível, por exemplo, identificar falhas, bugs e possíveis melhorias de design.
Sobre isso, Stephen ‘Mortdog’ Mortimer, diretor de Game Design na Riot Games e ex-funcionário da Nintendo, compartilhou uma valiosa lição acerca da escolha do público correto para testar jogos.
Desenvolvedor usa redes sociais para explicar fase de testes de jogos
Em uma série de postagens em seu perfil no X, o antigo Twitter, Mortimer compartilhou uma história reveladora de quando tinha 22 anos e trabalhava em seu primeiro projeto na Nintendo, o ‘Mario vs DK2: March of the Minis’.
Ao iniciar os testes do jogo, Mortimer sugeriu recrutar amigos e familiares para fornecer feedback. No entanto, sua chefe discordou dessa abordagem.
Ela explicou que crianças e jogadores experientes poderiam não oferecer um feedback genuíno, pois superariam facilmente os desafios do jogo ou estariam satisfeitos simplesmente por jogar.
Então como seria um teste ideal? Pensando nessa questão, a então chefe de Mortimer sugeriu que mães de 35 anos que não jogavam videogame seriam ideais para os testes.
Isso porque elas teriam uma perspectiva diferente e destacariam áreas confusas ou problemáticas do jogo. Embora inicialmente surpreso, Mortimer concordou em seguir dessa forma.
Assim, os testes subsequentes confirmaram a eficácia dessa escolha, levando a melhorias significativas na compreensão do jogo.
Anos depois, enquanto trabalhava como chefe de Design no ‘League of Legends’ da Riot Games, Mortimer aplicou a mesma lição ao desenvolver os tutoriais do jogo.
Mesmo quando um designer questionou a necessidade de explicar movimentos básicos, os testes revelaram que a maioria dos jogadores precisava dessas instruções.
A lição sobre a importância de escolher o público certo para testar jogos permaneceu válida ao longo dos anos, demonstrando relevância em projetos desafiadores, como ‘League of Legends‘.