BIZARRO! Homem cria chatbot de IA para clonar personalidade da namorada

Por aqui, estamos um pouco assustados!

Você acha isso esquisito ou romântico? Um desenvolvedor de software criou um aplicativo para replicar a própria namorada usando inteligência artificial (IA).

Denominado GirlfriendGPT, esse programa tem a capacidade de recriar qualquer indivíduo e a sua personalidade. Tudo isso com base em postagens do Instagram e do YouTube.

No entanto, muita gente vai ficar assustada a partir de agora, uma vez que a namorada do programador está viva e sabe de todo o processo.

Programador cria chatbot com aparência e estética da namorada; Entenda:
Foto: STAR Telerradiologia/Reprodução

Como surgiu a ideia do GirlfriendGPT?

Enias Cailliau desenvolveu o aplicativo e deu-lhe a personalidade de Sacha, sua namorada. Assim, a versão de IA do aplicativo interage com Cailliau por meio do Telegram, trocando mensagens de texto e áudio, e até enviando fotos.

Cailliau revela que sua obsessão por modelos de linguagem avançados da OpenAI e seu potencial o levaram a criar um aplicativo semelhante, capaz de imitar o comportamento humano. Desse modo, inspirado por várias outras criações de IA que recriam “namoradas”, ele decidiu desenvolver o próprio.

Para criar o aplicativo, Cailliau utilizou o Bard, que é desenvolvido pela Google, para identificar aspectos de personalidade com base nas redes sociais. Além disso, ele coloca o ElevenLabs para criar uma voz artificial.

Para finalizar, usa o Stable Diffusion para reproduzir a aparência dela, possibilitando que Sacha enviasse fotos durante as conversas.

Veja um exemplo publicado pelo programador em seu perfil no Twitter:


Porém, se você acredita que a namorada de Enias achou esquisito, pelo contrário. Essa IA teve a aprovação da namorada do desenvolvedor. Ela compartilhou que permitiu e até apreciou a ideia da clonagem por meio da IA.

Sacha estava ciente do interesse de Cailliau em desenvolver uma IA e sentiu-se lisonjeada por ele ter escolhido recriá-la em vez de uma influenciadora aleatória.

E aí, você usaria o GirlfriendGPT?

você pode gostar também