Desaparecida há 40 anos, ave rara e em extinção é encontrada no Brasil

Dupla de pesquisadores faz descoberta inédita e encontra seis aves mutum-pinima em área indígena na floresta amazônica.

Depois de 40 anos sem ser vista em território brasileiro, a ave mutum-pinima foi encontrada por pesquisadores em uma área próxima ao rio que banha a terra indígena Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins (PA), na floresta amazônica.

Dois pesquisadores ornitólogos avistaram o animal após 10 dias de expedição no local. A ave, que está ameaçada de extinção, tornou-se uma raridade no país.

A surpresa foi tão grande que os profissionais quase não acreditaram na descoberta.

Para comprovar o feito, eles filmaram e tiraram fotos da mutum-pinima. Ela foi gravada por mais de 10 minutos, de acordo com o ornitólogo Gustavo Gonsioroski.

Ao todo, a dupla encontrou seis exemplares da espécie, sendo que alguns formavam casais.

Plano de manejo e proteção

Ave vive em área restrita da Amazônia. – Foto: Reprodução

A descoberta animou tanto os pesquisadores que eles planejam retornar ao local no próximo mês para tentar encontrar outras aves. A ideia é implementar uma política de manejo e proteção para auxiliar na conservação da espécie.

Os pesquisadores envolvidos fazem parte do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Meio Norte (PAT Meio Norte).

O projeto é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão (Sema), pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e também pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).

Essa é a primeira vez que se encontram seis indivíduos de mutum-pinima, desde que a espécie foi considerada em ameaça de extinção.

Os pesquisadores contaram com a ajuda de informações dadas por indígenas da região, que pertencem à etnia Gavião Parkatejê.

Além disso, para facilitar o trabalho, eles utilizaram gravadores de áudio e câmeras trap para garantir o registro visual e sonoro do animal.

Ameaça de extinção

Conforme o relato dos profissionais, eles estavam quase desistindo de encontrar a ave, quando a descoberta aconteceu. As câmeras foram colocadas em locais específicos recomendados pelos indígenas.

A Mutum-pinima é uma ave restrita a uma pequena região da Amazônia, entre o leste do Rio Tocantins e a Amazônia maranhense.

Ela vive em uma região de mata de várzea devastada, que ao longo do tempo foi muito impactada pela destruição ambiental. Essa configuração de fatores é o que ameaça a existência e a continuidade da espécie.

você pode gostar também