Após mais de 3 anos, filmes da Marvel voltam a ser exibidos na China
O veto finalmente acabou! Os heróis do Marvel Studios já podem ter suas aventuras exibidas de volta na China. Entenda a questão.
Após longos três anos e meio, finalmente cai a restrição dos filmes do Marvel Studios no mercado chinês. Já no próximo dia 7 de fevereiro, estreará nos cinemas do gigante asiático “Pantera Negra: Wakanda para Sempre” e, no dia 17 do mesmo mês, estreará “Homem Formiga e a Vespa: Quantumania”.
Desde a estreia de “Vingadores: Ultimato“, nenhum outro filme da fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel foi exibido nos cinemas chineses, o que prejudicou e muito o desempenho das bilheterias mundiais das produções. Agora, com o cancelamento do veto, o estúdio pode respirar mais aliviado sobre o faturamento dos longas.
É estimado que a Walt Disney teve um prejuízo milionário com o veto do governador Xi Jinping, já que pelos últimos três anos o maior mercado cinematográfico do mundo ficou fora de sua rota de faturamento, muitos filmes que tiveram desempenho inferior ao esperado nas bilheterias poderiam ter uma outra história.
Ainda com a restrição de mercado, os longas “Homem Aranha: Sem Volta para Casa”, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” e “Thor: Amor e Trovão” tiveram um desempenho excepcional sem terem o auxílio do mercado chinês, o que apenas ajuda a valorizar as obras pelo seu desempenho mundial, contudo, é um prejuízo de mercado ao mesmo tempo, pela restrição.
Motivos que causaram o veto da Marvel Studios
Os motivos que envolvem essa restrição não são totalmente claros, as maiores suspeitas são relacionadas a censura que o governador deseja implementar no país. O fator cultural pode ser o que teria cancelado a exibição da maioria das produções da fase 4 na China.
Contudo, sem um motivo evidente, também é possível premeditar que a tensão geopolítica entre os Estados Unidos e a China tenha favorecido, já que ambos países boicotaram seus mercados da maneira que puderam. Para ajudar na situação, a diretora de “Eternos” criticou duramente o governador Xi Jinping.
Agora, a Disney e a Marvel Studios podem ter menos tensões sobre os ombros, já que seus dois últimos projetos irão estrear quase juntos no mercado chinês. Trazendo ao menos mais alguns milhões para o faturamento de seus longas, sendo que o começo da fase 5 que apresentará Kang é uma grande aposta do estúdio para os próximos anos.
A grande probabilidade é que a bilheteria de “Pantera Negra: Wakanda para Sempre” desponte para mais próximo do valor que seu antecessor alcançou. Atualmente o longa já faturou mundialmente US$ 835,2 milhões, com a exibição no mercado chinês, é provável que esse número se aproxime ainda mais do bilhão.