Dentro de poucos dias, Prime Video exibirá anúncios e cobrará taxa extra; entenda
Medida foi anunciada por meio de e-mail enviado aos assinantes. Quem quiser ficar de fora e não assistir a anúncios, terá de pagar uma taxa extra.
O assinantes do serviço de streaming Amazon Prime Video foram surpreendidos, nos últimos dias, com um e-mail enviado pela empresa informando que a plataforma começará a exibir anúncios publicitários a partir de 29 de janeiro de 2024.
A medida, que já era algo cogitado desde o primeiro semestre de 2023 e que ganhou força com especulações, agora está oficializada e com data exata para começar a valer. Resta saber, somente, se os clientes ficarão satisfeitos com a novidade.
Segundo a Amazon, os anúncios serão limitados e vão aparecer em menor frequência e quantidade do que ocorre na TV tradicional e em outras plataformas de streaming que já adotaram a mesma estratégia.
Amazon Prime Video terá taxa adicional
Anúncios começarão a ser divulgados no Prime Video no final de janeiro deste ano (2024) – Imagem: Reprodução
Apesar do envio do e-mail, ainda falta entender alguns detalhes sobre o novo momento da Prime Video. O que se sabe é que, caso o assinante não queira ver os anúncios, ele poderá pagar uma taxa adicional que seria de US$ 2,99.
A previsão é que, na data anunciada, clientes dos Estados Unidos e Canadá já comecem a ver as mudanças no ar.
Em seguida, o mesmo será feito na França, Itália, México, Espanha e Austrália. No caso do Brasil, ainda não tem uma data exata de quando a medida entrará em vigor, mas deve ser em breve.
A justificativa dada pela Amazon é que a inserção de anúncios se faz necessária para que a empresa continue investindo em conteúdo próprio e de qualidade por um longo período de tempo.
Mesma estratégia das concorrentes
O Prime Video não é a primeira plataforma de streaming a adotar a exibição de anúncios no decorrer das transmissões de conteúdos.
A Netflix, por exemplo, já começou a aplicar essa estratégia no Brasil. Para que o assinante pague menos, ele deve aceitar as publicidades como uma condição.
O plano mais simples da plataforma, ou seja, de assinatura mais barata inclui os anúncios como uma prerrogativa. Ele está disponível desde 2022 e foi adotado para contrapor o aumento da mensalidade nos planos superiores.
O mesmo acontece com o Disney+. Essa tem sido a tendência do mercado.