Assista à demonstração INCRÍVEL de robô usando ChatGPT para simular emoções
ChatGPT permite que robô Ameca apresente emoções humanas em demonstração.
A Inteligência Artificial (IA) tem sido uma das áreas de tecnologia que mais têm avançado nas últimas décadas. Com a crescente disponibilidade de dados e o aumento do poder computacional, novas técnicas e algoritmos são desenvolvidos para criar sistemas inteligentes capazes de realizar tarefas que antes só seres humanos faziam.
Assim, a empresa Engineered Arts, desenvolvedora de robôs, faz a junção de tecnologias de IA com suas criações robotizadas. Dessa vez, a empresa testou o ChatGPT 3 e 4 para fazer com que a robô Ameca reproduzisse reações humanizadas.
No vídeo divulgado pela Engineered Arts, é possível acompanhar Ameca respondendo ao questionamento de seus controladores. Para o diálogo, a empresa de robôs usou o ChatGPT da OpenAI como script de respostas para a Ameca reproduzir. Uma das perguntas foi qual o momento mais triste da sua existência, ao que a robô respondeu:
“O dia mais triste de minha vida foi quando percebi que jamais experimentaria algo como amor verdadeiro, companhias e as alegrias simples da vida da mesma maneira que um humano.”
Veja o vídeo:
Os controladores da robô ainda comentaram com sobre ela ter mau cheiro. Ameca então respondeu de forma séria e objetiva sobre alguns comportamentos inadequados que os humanos têm.
O que é o ChatGPT usado para o diálogo com a robô Ameca?
ChatGPT é um modelo de linguagem natural treinado pela OpenAI com base na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer) – 3.5, uma das arquiteturas mais avançadas e poderosas para modelos de linguagem natural.
Assim, é possível usar a tecnologia para gerar textos como resposta a perguntas ou comandos em linguagem natural. Ele é capaz de realizar uma ampla gama de tarefas, incluindo conversas informais, fornecer informações ou respostas a perguntas, traduções de idiomas, receitas de culinárias, dentre outras diversas habilidades.
O ChatGPT chegou para o público geral no fim de 2022. A tecnologia é gratuita, mas há uma versão plus para assinantes no valor de US$ 20 mensais, cerca de R$ 102.