Delivery de foguetes? Empresa chinesa quer fazer entregas em até 1 hora; veja
Space Epoch anunciou a novidade pelas redes sociais, após fechar parceria com a plataforma de compras online Taobao, do Alibaba.
A expansão da produção de foguetes espaciais está a todo vapor. O que era inimaginável até pouco tempo está avançando a passos largos. E um desses exemplos vem direto da China.
A gigante Space Epoch se uniu à plataforma de compras online Taobao, do Alibaba, e não só anunciou a produção em larga escala de foguetes reutilizáveis, mas também o envio de produtos através deles para consumidores de diferentes lugares.
O anúncio feito pela rede social WeChat impressiona, também, pelo fato de os envios não serem feitos apenas dentro da China.
A Space Epoch informou que os planos da empresa envolvem entregas globais em tempo recorde de apenas 1 hora.
Foguete que será enviado pela Space Epoch
China investe pesado no projeto espacial e no uso comercial de foguetes – Foto: Reprodução
A fabricante chinesa pretende utilizar o foguete Yuanxing-1 para fazer as entregas de produtos. Os testes de ignição e recuperação offshore desses modelos foram realizados em 2023.
O projeto ainda passa por ajustes, mas a ideia da Space Epoch é criar um veículo capaz de transportar até 10 toneladas de carga em um contêiner de 120 metros cúbicos.
A medida é audaciosa e a empresa sabe disso. Atingir o que se espera desse novo passo empresarial não será fácil, mas a companhia planeja efetuar os testes e iniciar os envios em breve.
Projeto do governo chinês
A decisão da Space Epoch complementa o anseio atual do governo chinês. O presidente Xi Jinping é favorável à expansão do comércio no setor espacial e de fabricação de foguetes.
Ele avalia que todo esse processo é fundamental para desenvolver, por exemplo, constelações de satélites que vão ajudar nas comunicações ao redor do mundo.
Só em 2023, a China realizou 17 lançamentos comerciais, sendo que apenas um apresentou falha.
O número representa um aumento grande em relação a 2022, quando foram feitos 10 lançamentos desse tipo.
Com empresas dos Estados Unidos e outros países avançando nas investidas comerciais de lançamentos ao espaço, a tendência é de um futuro repleto de iniciativas com esse perfil.