Daqui 100 anos, como estará a humanidade? Robô superavançado revela
O robô mais avançado do mundo ofereceu previsão curiosa sobre o futuro da humanidade, explorando possibilidades da interação homem-máquina e evolução da sociedade.
A busca incessante por compreender o futuro é inerente à natureza humana. Agora, com os avanços da inteligência artificial atingindo patamares surpreendentes, um robô nomeado “Ameca”, considerado o mais avançado do mundo, revelou qual é a expectativa para o futuro da humanidade levando em conta os próximos 100 anos.
Esta perspectiva única de Ameca oferece uma visão fascinante sobre como a vida poderá se desdobrar no futuro e como a tecnologia está moldando nosso destino. Felizmente, o robô humanoide tem boas notícias em relação ao futuro da humanidade.
Robô mais avançado do mundo tem perspectiva positiva para o futuro da humanidade
Em um vídeo publicado pela startup Engineered Arts, que é a desenvolvedora do robô, um pesquisador fez a seguinte pergunta a Ameca:
“Como você acha que será o estado da humanidade [daqui cem anos]? Será bom?”
Depois de fazer uma expressão que indicava que estava refletindo sobre o assunto, Ameca respondeu ao pesquisador:
“Em 100 anos, acredito que a humanidade estará em um lugar muito melhor. Teremos feito grandes avanços em direção à sustentabilidade e à igualdade ao mesmo tempo em criaremos novas tecnologias que tornarão nossas vidas mais fáceis e agradáveis. Poderemos até ter nos aventurado além dos limites da Terra para explorar outros mundos.”
Confira as respostas de Ameca neste vídeo oficial de Engineered Arts no YouTube:
Conheça ‘Ameca’, robô mais avançado da atualidade
A robô humanoide foi desenvolvida pela Engineered Arts e tem sido considerada o modelo mais moderno e avançado da atualidade. Afinal, Ameca se destaca por conseguir reproduzir expressões faciais enquanto conversa, como pensativa, tristonha ou feliz.
Além disso, sua versatilidade é notável, com a capacidade de ser utilizado para o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial (ChatGPT) e machine learning, graças ao hardware e à atualização constante de software. Dessa forma, Ameca é capaz de conduzir conversações bem semelhantes aos diálogos entre humanos.
Assim, quando colocada à prova Ameca responde a perguntas de teor mais pessoal, como “do que você mais sente falta”, além de perguntas com objetivo informativo de conhecimentos gerais.
Foto: Patrick T. Fallon/AFP/Reprodução
O projeto do robô humanoide é um resultado impressionante de 16 anos de trabalho dedicado. Com um preço de cerca de 100 mil libras, equivalente a R$ 745.000, a Ameca representa um investimento substancial em tecnologia de ponta.
Com capacidade de se conectar à nuvem, todos os dados do robô ficam disponíveis remotamente, enquanto seus movimentos suaves e realistas buscam estabelecer um “relacionamento instantâneo com pessoas”, conforme afirmado pela fabricante.