Curitiba é a 1º cidade no mundo a testar luminárias inteligentes na rede pública
De acordo com a administração municipal, as redes móveis trarão diversos benefícios para a população e, em especial, as empresas
Recentemente, a cidade de Curitiba — localizada no Paraná — deu início aos testes de uma luminária pública inteligente com antena 5G integrada. O acontecimento marcou o mundo, afinal, Curitiba é a primeira cidade do globo a hospedar a nova tecnologia de redes móveis, integrada ao projeto Conecta 5G.
Leia mais: Processo de implementação do 5G no Brasil está em andamento
O projeto 5G é uma colaboração entre a Prefeitura de Curitiba, Ministério das Comunicações e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
A luminária, utilizada para o teste, pode ser encontrada na Avenida Cândido de Abreu esquina com a rua Lysimaco Ferreira da Costa, ao lado da Prefeitura, no Centro Cívico.
Mas para que servem?
A tecnologia utilizada nas luminárias da cidade são capazes de transformar as lâmpadas de iluminação pública em antenas distribuídas pela cidade, para possibilitar o fornecimento do sinal 5G, isto é, como um Wi-Fi.
Mas não é somente isso, já que o novo equipamento será capaz de executar outras funções, por exemplo, câmeras de videomonitoramento facial, gestão semafórica e até sensor de ruído.
Fase de testes
Ao decorrer desta fase de testes, as iluminarias fornecerão uma rede 5G para conexões entre alguns equipamentos urbanos, como semáforos inteligentes, bem como aplicações empresariais.
No entanto, não haverá disponibilização ao sinal 5G para a população, mas haverá a possibilidade de fazer uso de uma internet com alta qualidade, tudo graças a rede instalada no equipamento e o serviço fornecido pela Ligga Telecom.