Cuidado na cozinha: conheça 6 erros que podem impactar sua saúde
Um dos cômodos mais cheios de lembranças de qualquer casa pode esconder inúmeros malefícios à saúde. Estamos falando da cozinha. Saiba como evitá-los.
A cozinha é um dos cômodos mais frequentados da casa. É nela que as pessoas preparam a maioria dos alimentos que comem e, por isso, é preciso cuidado redobrado.
Prova disso são os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostram que o mundo vive um grande problema no que se refere a intoxicação alimentar.
De acordo com o órgão, cerca de 582 milhões de pessoas adoecem e, destas, 351 mil morrem por consequência da ingestão de alimentos contaminados. Por isso, o cuidado deve ser redobrado.
O fato reforça a importância de sabermos o que fazer e, principalmente, o que não fazer na cozinha a fim de evitar problemas de saúde. Confira abaixo algumas dicas práticas para evitar doenças.
Foto: Gazeta do Cerrado/Reprodução
1. Prestar atenção aos utensílios
É comum o hábito de usar o mesmo utensílio tanto para os ingredientes crus quanto para os cozidos. Essa prática é bastante perigosa. O ideal é lavar os acessórios, como tábuas, colheres, facas e vasilhas, após utilizá-los com o ingrediente cru.
2. Esperar a comida esfriar fora da geladeira
Esse é um hábito que quase todos têm. Muitas pessoas acreditam que é necessário esperar que a comida esfrie completamente antes de guardá-la na geladeira. No entanto, quanto mais tempo ela fica fora da refrigeração, mais chances de acumular bactérias. Por isso, o ideal é guardá-la morna.
3. Lavar o frango
Muitas pessoas têm o hábito de lavar o frango antes de começar a cozinhá-lo e isso é um perigo, pois esse alimento contém salmonela e pode causar uma infecção perigosa. O ideal é afastar tudo o que estiver perto e, de preferência, higienizar bem a pia após manusear a carne crua.
4. Armazenar a carne de qualquer forma
O hábito de armazenar a carne do jeito que ela chega do supermercado, naquelas bandejas de isopor, não é indicado. O correto é colocar as carnes em potes ou embalagens plásticas de proteção.
5. Não higienizar frutas e leguminosas corretamente
Outro hábito que é bastante comum é lavar as frutas, verduras e legumes apenas com água. De nada adianta, pois a água sozinha não é o suficiente para eliminar os micro-organismos da superfície. Neste sentido, o ideal é adicionar alguma solução de hipoclorito de sódio com água por cerca de 15 minutos.
6. Descongelar alimentos fora da geladeira
Muitas pessoas acreditam que, para descongelar os alimentos, basta tirá-los da geladeira. Não é bem assim. O correto é tirá-los do congelador e deixá-los na parte baixa da geladeira. Dessa forma, o gelo vai saindo, mas o alimento fica preservado e livre de bactérias.
Seguindo essas dicas, você terá uma cozinha muito mais higienizada e manterá os perigos longe!