CUIDADO: carregador de celular esquenta demais? Entenda o porquê
Saiba por que o carregador do seu celular aquece e aprenda a evitar riscos como superaquecimento, incêndios e explosões.
Você já se pegou preocupado ao sentir seu carregador quente após retirá-lo da tomada? A incerteza sobre possíveis riscos, como fogo, explosões ou danos ao celular, pode gerar apreensão. Mas, antes de entrar em pânico, entenda melhor o que está por trás desse fenômeno.
Por que o carregador esquenta quando o celular está carregando?
O carregador esquenta durante o processo de carga – Imagem: Canva Pro/Reprodução
O calor gerado é um efeito natural do processo de transformação da energia da tomada em uma forma compatível com o celular. Esse aquecimento, porém, deve ser “totalmente suportável”. Então, quando há motivo para se preocupar?
Se o carregador esquentar excessivamente, a ponto de não ser possível tocá-lo ou começar a exalar cheiro de queimado, isso pode indicar um problema. Nesse caso, é necessário investigar.
Um carregador muito quente pode ser sinal de defeito no próprio equipamento ou em alguma peça do celular, como um capacitor, resistor ou chip em curto-circuito.
Tais falhas conseguem desencadear uma corrente elétrica excessiva ao conectar o carregador à rede elétrica, o que pode resultar em superaquecimento, incêndio ou até mesmo explosão.
Apesar da possibilidade de fogo e explosão, especialistas ressaltam que o carregador, por si só, não é mortal. Contudo, é importante destacar que ele é capaz de causar ferimentos. Logo, é necessária a cautela.
Cuidados essenciais
Tome alguns cuidados ao carregar seu dispositivo – Imagem: Canva Pro/Reprodução
- Carregue a bateria em um local apropriado, afastado do sol e de superfícies quentes, a fim de evitar superaquecimento no dispositivo;
- Não manuseie o carregador com as mãos molhadas e evite recarregar em ambientes úmidos, como o banheiro. A umidade pode provocar curto-circuito nos pinos, o que danifica o aparelho ou o carregador;
- Certifique-se de encaixar o carregador perfeitamente na entrada do celular e alinhar os pinos para evitar riscos de curto-circuito.