CUIDADO! App supostamente seguro tem roubado dados do WhatsApp; veja como se proteger
Após denúncias de usuários asiáticos, o aplicativo foi divulgado como sendo o responsável por expor informações confidenciais.
A busca por segurança digital tem se tornado cada vez mais evidente com a popularização crescente dos conteúdos digitais e a migração inevitável das informações para o meio virtual.
Especialmente com o uso das redes sociais e conversas particulares, muitas pessoas entraram em uma jornada para manter sua privacidade de dados.
Essa procura incansável pela privacidade leva alguns usuários a recorrerem por a aplicativos de terceiros que prometem auxiliar na fortificação de suas contas.
Contudo, um problema alarmante torou-se recorrente nesses casos: na busca por mais segurança, um efeito contrário pode ser desencadeado.
Nesse sentido, foi descoberto que um aplicativo aparentemente benéfico aos aparelhos Android na realidade esconde sutilmente um crime preocupante: o roubo e exposição de dados do WhatsApp.
Aplicativo falsamente seguro do Android compromete dados do WhatsApp
Foto: On The Back Of Camera/Shutterstock
Um novo aplicativo está sendo muito utilizado por alguns usuários do WhatsApp ao procurarem por alternativas de proteger suas contas. Mas enganosamente, o que parece inofensivo, guarda uma armadilha aos mais desavisados.
Por conta dessa disseminação de malware, tem sido espalhada por uma ferramenta que supostamente deve proteger suas conversas da rede da Meta, exigindo uma série de permissões nos dispositivos. No entanto, são exatamente essas concessões que vulnerabilizam as informações dos usuários e roubam seus tão valiosos dados.
SafeChat é o nome da aplicação, usada como fachada, que esconde o malware conhecido como Coverlm. Após inúmeros relatos de usuários asiáticos acerca do roubo de informações e as violações criminosas, foi revelado o alto risco desta plataforma.
Como se proteger?
Esse aplicativo malicioso se espalha rapidamente por usar métodos convincentes de penetração nos smartphones. Inclusive, a sutileza está exatamente na exigência de permissões, onde os próprios usuários acabam se colocando em risco.
Para não ficar vulnerável aos ataques, além de não fazer download do SafeChat, busque apenas por softwares oficiais disponíveis em plataformas como a Apple Store ou o Google Play.
Vale ressaltar que essas lojas virtuais possuem uma aba de avaliações, que devem ser lidas com cuidado para se ter uma noção completa acerca do aplicativo.
Portanto, embora tenha causado diversos danos, os resultados desse vírus para celulares apenas reforça a necessidade do cuidado com concessões e segurança digital.