Garota de apenas 10 anos gasta mais de R$15 mil em compras no site do Roblox

A menina trocou a senha sem autorização dos pais e fez diversas compras no cartão.

Jogos online são os preferidos dos gamers, e os desenvolvidos para mobile, por exemplo, alcançam um público enorme, que vai de crianças a idosos. Além disso, esse estilo de jogo é responsável pela maior parte das movimentações financeiras da indústria dos games. Por isso, é de se esperar que haja diversas oportunidades de compras internas, como skins novas ou acessórios exclusivos.

O problema dessas ofertas é que elas podem ser feitas mesmo em jogos infantis. Isso permite que crianças sem educação financeira gastem o dinheiro dos pais em pouquíssimos passos, apenas tendo acesso aos cartões virtuais. Foi o que aconteceu recentemente no Reino Unido, quando foram gastos mais de R$15 mil em um jogo online.

Criança gasta R$15,4 mil escondido com compras no Roblox

Criança de 10 anos gasta mais de R$15 mil em jogos online
Foto: Leonidas Santana/Shutterstock.com

Roblox é uma plataforma que permite aos jogadores criar do zero seu universo online e interagir com outros usuários. O serviço de criação de jogos já é muito conhecido, com milhões de usuários, principalmente crianças. Por isso, a oferta de produtos virtuais se torna uma preocupação para muitos pais.

Recentemente, em Denbighshire, no Reino Unido, uma criança de dez anos virou notícia por gastar cerca de R$15,4 mil (£2,5 mil) em compras nesse site de sucesso, sem que sua mãe soubesse. Georgina Munday, mãe da criança, afirmou que notou diversas transações e confirmações de pagamento em valores próximos a R$125.

De primeira, ela achou que sua filha, que passava horas na frente de seu tablet, tivesse sido hackeada. Porém, após ver que a menina havia alterado a senha do site para permitir transações online, concluiu que tinha realmente sido a garota.

Como o caso se resolveu?

Bem, a mulher de 44 anos, que é enfermeira, contou que tentou contato diversas vezes com seu banco e com a Apple, mas o reembolso foi negado repetidamente. Felizmente, Georgina conseguiu resolver a situação e receber o reembolso logo após o caso repercutir em diversas mídias. Esse é o poder do jornalismo, não é mesmo?

A mãe conta que ficou chocada ao ver que a garota havia trocado a senha, e que aquilo foi um ato proposital, mas sem noção da grandeza do problema que isso poderia gerar.

Em resposta às reportagens, o Roblox se manifestou, alegando que possui uma “política robusta” que processa os reembolsos. E ainda declara:

“Os pais também têm acesso a um conjunto de controles dos pais que podem ser usados para determinar quanto seus filhos podem gastar e definir notificações de gastos para aumentar a visibilidade dos gastos de seus filhos no ‘Roblox’”

A gigante da tecnologia Apple também se manifestou sobre o caso e explicou que há formas de evitar o ocorrido. Ela afirmou que é possível adotar senhas e configurações para confirmar as compras dos filhos, através do “Ask to Buy”.

você pode gostar também