Criador de 'Dragon Ball' revela desafios além das páginas do quadrinho

Histórias por trás dos quadrinhos: Akira Toriyama, criador de 'Dragon Ball', fala sobre problemas no mercado de mangás.

Em uma entrevista reveladora, os mestres do mundo dos mangás, Akira Toriyama, criador de ‘Dragon Ball‘, e Takehiko Inoue, autor de ‘Slam Dunk’, compartilharam suas experiências sobre o mercado de quadrinhos japonês.

Em uma edição comemorativa da Weekly Shonen Jump, celebrando seus 50 anos de história, os dois ícones discutiram abertamente as pressões e dificuldades que enfrentaram nas carreiras.

Toriyama abriu o coração sobre momentos difíceis que viveu com seus superiores, em particular o seu editor Kazuhiko Torishima, durante os primeiros anos de sua jornada como mangaká.

Toriyama fez um relato sincero

Toriyama comentou sobre o que achava dos animes atuais – Imagem: Reprodução

O artista compartilhou uma situação peculiar que viveu com seu editor, Torishima-san. Em determinado momento, Torishima-san o pressionou para produzir dois capítulos em uma semana, alertando-o sobre risco de atrasos.

Toriyama, que estava exausto após concluir um projeto anterior, explicou que mal conseguia mover as mãos devido aos tendões inflamados.

Em resposta, Torishima-san desafiou Toriyama a escrever o próprio nome, sugerindo que se ele conseguisse fazer isso, certamente seria capaz de desenhar mangás.

Toriyama, perplexo com a lógica peculiar de seu editor, falou dessa anedota com um toque de humor.

Mas, com isso, destacou a pressão e as expectativas muitas vezes irrealistas enfrentadas pelos mangakás no competitivo mundo dos quadrinhos japoneses.

Tais experiências, contudo, não são únicas. Outros mestres do mangá, como Eiichiro Oda, criador de ‘One Piece’, e Tite Kubo, autor de ‘Bleach’, encararam desafios semelhantes.

Oda admitiu que se separou de sua família para se dedicar ao seu trabalho, enquanto Kubo foi hospitalizado devido a problemas de dor e burnout durante a produção de ‘Bleach’.

Essas dificuldades não se limitam aos mangakás. Em janeiro, o estúdio Mappa foi alvo de denúncias de ambiente tóxico e condições de trabalho exaustivas, isso aponta para os desafios dos envolvidos na produção de mangás e animes.

você pode gostar também