ESTES costumes alimentares são um risco à sua saúde; veja como evitá-los
Saiba quais são esses costumes e como evitar a contaminação alimentar.
Doenças causadas por contaminação alimentar são uma das maiores causas de mortes e doenças no mundo. Muitas pessoas não têm a educação adequada de como manusear um alimento para que este não seja um risco à sua saúde. Algumas, inclusive, mantêm hábitos que podem afetar significativamente o seu risco de morte.
Segundo a OMS, cerca de 420 mil pessoas morrem anualmente por contaminação alimentar. Por isso, faz-se necessário o conhecimento dos hábitos alimentares causadores de problemas e os costumes que podemos adotar para atenuar o risco de infecção ou proliferação de doenças.
Os costumes alimentares que são um risco à saúde humana
Existem três principais tipos de contaminação, sendo eles: A biológica, por agentes causadores de doenças presentes nos alimentos; a química, causada por substâncias nocivas, e a física, causada por objetos presentes nos alimentos que podem ferir ou levar organismos ao corpo, como o cabelo, por exemplo.
Sabendo disso, podemos notar alguns costumes que levam à contaminação da comida, alguns deles são básicos e muito conhecidos, mas, mesmo assim, muitas pessoas os praticam ou não têm conhecimento a respeito.
Na agricultura
Algumas práticas que ocorrem na própria plantação aumentam muito o risco de contaminação. O uso de agrotóxicos, como pesticidas, são até necessários muitas vezes, porém, quando usado em quantidades exacerbadas, podem contaminar o alimento que chega ao consumidor final.
Além disso, o uso de antibióticos ou até a plantação feita em solo ou água contaminada é muito prejudicial. Também é possível que o esterco mal compostado seja um causador de sérias doenças.
Na manipulação
O uso de materiais sujos para a manipulação de alimentos é extremamente danoso, sendo essa manipulação equivocada muito comum.
Além dela, pode-se destacar a falta de lavagem de mercadorias recém-compradas ou recém-colhidas, não lavar as mãos, mexer com a comida após alguma atividade de exposição à sujeira e até o mau preparo dos alimentos.
Alimentos crus ou comprados em bancas de rua são um grande risco à saúde, pois estão expostos a microrganismos presentes no ar, por exemplo. Por isso, o ideal é ter certeza de que o alimento consumido está passando pelo devidos processos de limpeza e preparo.
O que causa e como evitar a contaminação?
Muitas doenças são causadas pela ingestão de alimentos contaminados, como cólera, febre tifoide, infecções estomacais ou intestinais, entre outras. Elas podem causar diferentes efeitos negativos no corpo, podendo levar a distúrbios ou até à morte.
Mas é possível evitar ao máximo a exposição dos alimentos com pequenas práticas que fazem uma grande diferença. Entre elas, destacam-se o armazenamento e a separação adequada de comidas, a vestimenta de roupas limpas para a manipulação e a lavagem tanto dos produtos quanto das mãos com frequência.
Ademais, as práticas devem ser adotadas por vendedores de alimentos e agricultores, usando água limpa e os produtos químicos na quantidade aprovada pelo órgão fiscalizador. Além disso, é necessário haver treinamento para quem manipula qualquer produto.