‘Corrida’ dos streamings trouxe prejuízo bilionário em 2022
Grandes companhias aumentaram o investimento no último ano, mas retorno não ocorreu conforme o esperado.
O mercado de serviço por streaming se destaca como um dos maiores investimentos na atualidade. Porém, essa busca de grandes empresas para alavancar seus pacotes on demand também trouxe um gigantesco valor de prejuízo em 2022, cerca de US$ 11 bilhões.
O número, apontado pela coluna NaTelinha, do UOL, teve como base as receitas de empresas como Warner Bros. Discovery, Disney, Paramount Global e NBC Universal, e no investimento delas para o licenciamento e a produção de filmes e séries em 2022.
A ‘guerra’ dos streamings
Em busca de concorrer diretamente com a Netflix, que hoje possui o maior número de assinantes, as companhias realizaram grandes investimentos em seus serviços de streaming, dentre elas, Disney+, Hulu e Star+, da Disney; HBO Max, Paramount+ e Pluto TV, da Paramount; e Peacock, da NBC Universal.
Dentro dessa “guerra de streamings”, os grandes conglomerados buscam tornar os serviços lucrativos, como a grande concorrente Netflix.
Tradicionalmente, a indústria cinematográfica traz consigo riscos. Porém, mesmo com algum prejuízo nas bilheterias, os demais produtos atrelados às produções ajudavam com os ganhos que compensavam todo o investimento feito.
Porém, com o surgimento da Netflix e do novo modelo de negócio direct-to-costumer (direto para o consumidor, em português), os títulos passaram a ser disponibilizados ao serviço diretamente pelos grandes estúdios.
Dessa forma, a plataforma de streaming investiu fortemente em seus produtos originais, enquanto seu catálogo e audiência cresceram cada vez mais, como uma empresa valiosa.
Assim, os concorrentes e grandes conglomerados também perceberam que investir em próprios serviços de streaming seria a melhor forma de reverter a situação.
Apesar de ser o novo mercado, os investimentos dentro dessa grande corrida por audiência nos serviços de streaming trouxe prejuízos gigantescos aos conglomerados de mídia, que tentam recuperar as perdas.
Ainda assim, a Netflix segue à frente das concorrentes, com uma receita positiva de cerca de US$ 4,5 bilhões em 2022.