in

Convenção das Bruxas | Filme é criticado pela representação de pessoas com deficiência

gwygweyhwerhywer
gwygweyhwerhywer

O filme (remake) “Convenção das Bruxas“, que será estrelado por Anne Hathaway e Octavia Spencer, não chegou aos nosso cinemas mas já está causando polêmicas depois de sua estreia nos EUA, que aconteceu diretamente no HBO Max no último dia 22. A polêmica é dessa vez é a representação dada pelo longa para deficientes físicos.


Robert Zemeckis é o diretor no filme onde a Grande Rainha Bruxa, vilã interpretada por Hathaway, tem a falta de alguns dedos em suas mãos.

Várias pessoas, com deficiência notaram a semelhança da retratação da personagem com a ectrodactilia, quando há ausência de um ou mais dedos na mão ou no pé.

O que vemos no filme Convenção das Bruxas?

No filme, a ausência de dedos é a forma de reconhecer uma bruxa. A reclamação é que “Convenção das Bruxas” esteja fazendo um desserviço ao colocar vilões com deficiências físicas em cena, podendo perpetuar estereótipos que deficiências são anormais ou assustadoras para crianças e para o público em geral.

Até o perfil oficial das Paraolimpíadas usou o Twitter para republicar uma mensagem da Amy Marren que não apenas critica o novo filme, como ainda traz uma parte do livro de Roald Dahl em que a produção se baseia.

“Diferenças nos membros não são assustadoras, Diferenças deveriam ser celebradas e deficiências têm que ser normalizadas. #NotaWitch chama a atenção de ‘A Convenção das Bruxas’ por sua representação de deficiência” diz o tweet acima.

Convenção das Bruxas
Poster do filme

O post foi compartilhado pela conta oficial dos Jogos Paraolímpicos e chegou até os ouvidos da própria Warner Bros. Uma representante oficial do estúdio divulgou um comunicado explicando que o visual pretendia ser mais fiel ao livro:

Ao adaptar a história original, nos trabalhamos com designers e artistas para chegar à novas interpretações das garras gatunas descritas no livro. Nunca foi a intenção que o público sentisse que essas criaturas fantásticas e não-humanas foram feitas para representá-los. Convenção das Bruxas é sobre o poder da gentileza e amizade. Esperamos que as famílias consigam aproveitar as mensagens positivas do filme.

O filme Convenção das Bruxas estreia dia 19 de novembro nos cinemas brasileiros.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Escrito por Tio Vader

Nascido em 1978 e treinado durante os incríveis anos 80. Movido a refrigerante, mirabel, quadrinhos, filmes e seriados. Casado, Tio Vader é apenas mais um Jedi aposentado tentando ganhar a vida pela galáxia. Por último mas não menos importante, Tio Vader também é o criador e administrador da marca Resistência Nerd ® desde 2010.

playstation 5 preco reduzido

PlayStation 5 | Console tem redução de preço no Brasil

xj2bps4844tkikck 1571649175

Batman | Robert Pattinson conta que criou sua própria versão do herói