Controle cerebral nos videogames: streamer desenvolve tecnologia para controlar jogos com a mente
Uma streamer está transformando o mundo dos videogames: ele apresentou um controle de jogos que é comandado por meio da de estímulos cerebrais!
Na indústria dos videogames, em que a imaginação encontra a tecnologia, surge uma revolução que promete transformar a forma como interagimos com esse universo eletrônico.
Nesse cenário, uma streamer está desbravando novos horizontes ao introduzir o controle cerebral, uma inovação que desafia as barreiras convencionais dos controles físicos.
Esse novo método revolucionário de jogar games eletrônicos apenas com comandos da mente promete ser uma técnica promissora e pioneira. Com movimentos da cabeça e comandos mentais, até mesmo jogos de ação são possíveis de serem executados com essa tecnologia.
Videogames que funcionam com comandos cerebrais

Perrikaryal, uma streamer conhecida por jogar videogames apenas com sua mente, está revolucionando a indústria ao usar um eletroencefalograma (EEG) para controlar jogos de tiro como “Halo: Infinite” e “Valorant”. Isso abre possibilidades de acessibilidade em gêneros antes considerados inacessíveis sem dispositivos tradicionais de jogo.
O eletroencefalograma (EEG) é uma tecnologia que registra a atividade elétrica do cérebro. Ela envolve a colocação de eletrodos na superfície do couro cabeludo para detectar e registrar as oscilações elétricas geradas pelas células cerebrais, chamadas ondas cerebrais.
O EEG é amplamente utilizado na medicina para diagnosticar distúrbios neurológicos. Além disso, também está sendo explorado em diversas aplicações, incluindo interfaces cérebro-computador para controlar dispositivos, tais como videogames, com o poder do pensamento.
Imagem: vecstock/Freepik
Veja parte da entrevista com Perrikaryal ao NerdBunker:
“Parece algo saído diretamente dos X-Men. Os eletrodos possuem almofadas embebidas em solução salina, ou seja, água salgada, para torná-los condutores e obter uma melhor leitura. Os dados do EEG representam a atividade cerebral que ele capta e consistem em todos os diferentes tipos de ondas cerebrais, quantas dessas ondas cerebrais existem e de onde, aproximadamente, elas vêm.”
