Contra o garimpo ilegal, povo Yanomami entrega estatueta personalizada a vencedores do Oscar 2023

Premiação aconteceu no último domingo (12).

Com apenas um único objetivo claro, os Yanomami participaram do Oscar 2023. A participação esteve associada à entrega de uma estatueta aos vencedores de suas respectivas categorias.

A ideia principal por trás dessa ação era dar a oportunidade de tornar o garimpo ilegal um assunto com proporções mundiais, a fim de que ele termine por completo.

Por isso, a estatueta diferenciada entregue por um integrante do povo Yanomami é feita no mesmo formato que a divindade Omama e seu material é madeira. A razão principal para a diferença é que a estatueta não possui nenhuma composição em ouro.

Na visão dos Yanomami, o ouro não é visto como um símbolo do sucesso, mas, sim, de tragédia. Afinal, a principal razão para terem ocorrido milhares de mortes ao longo da história indígena, no Brasil, foi a busca incontrolável pelo ouro.

“Você também tem a oportunidade de se posicionar frente a milhões de pessoas e pedir para o mundo todo o fim do garimpo ilegal do ouro”, alegou um representante do povo.

Imagem: Reprodução

Onde ficam os Yanomami?

O grupo Yanomami possui aproximadamente 30,4 mil habitantes e está localizado no Brasil, mais especificamente em uma reserva no meio de Roraima e do Amazonas.

De acordo com pesquisas, cerca de 54% do ouro já comercializado no Brasil provêm de fontes ilegais do garimpo.

Essas informações são de uma associação responsável por representar o povo Yanomami. Eles ainda acrescentam:

“O ouro ilegal é garimpado com mercúrio. Litros e mais litros são despejados nos nossos rios, matando nossos animais, matando nossa floresta, matando nosso povo.”

Houve até mesmo uma medida do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que declarou estado de emergência após o registro de inúmeras mortes entre os Yanomami, no fim de janeiro.

Por essa e outras razões, todo esse projeto foi desenvolvido e é fruto de uma campanha para popularizar o assunto em nível mundial, a fim de acabar com a essa situação. Há até mesmo um vídeo voltado para conscientização desse assunto, intitulado “O Custo do Ouro”.

Você pode conferir o vídeo completo abaixo:

você pode gostar também