Criação de conteúdo noticioso ganha espaço no TikTok
Nova geração tem o Tiktok como um dos principais meios de noticiário.
Durante décadas, a TV e o rádio foram os principais meios de propagação de notícias. Com avanço da tecnologia e o surgimento de plataformas multimídia, as formas de comunicação também foram se adaptando às novas realidades. Hoje, é normal consumir notícias no TikTok, por exemplo.
A principal plataforma de distribuição de vídeos, durante alguns anos, foi o YouTube. Mas a chegada de aplicativos, como o TikTok, tem afetado a soberania do pioneiro.
Com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas buscaram novas formas de entretenimento e, nessa busca, o TikTok saiu na frente, conquistando milhões de usuários em apenas alguns meses.
O aplicativo de vídeos disponibiliza conteúdos de forma rápida e objetiva. Com o seu crescimento, o que antes era apenas diversão ganhou um novo tom. Atualmente, a plataforma conta com diversos tipos de conteúdo, até mesmo no ramo de notícias.
Em Madri, um grupo de amigas se destacou depois de viralizar vídeos com informações sobre atualidades do mundo. A conta @ac2ality já alcançou 4,3 milhões de seguidores. As amigas começaram o projeto depois de se sentirem bombardeadas por muitas notícias sobre o Brexit entre 2016 e 2020.
Uma das cocriadoras da conta, Gabriela Campbell, de 26 anos, agora formada em Biotecnologia, relata:
“Lemos muitos artigos, mas não conseguíamos ter um entendimento geral do que estava acontecendo […] se está difícil para nós, deve haver mais gente como nós.”
O objetivo da jovens era trazer uma linguagem mais simplificada sobre os temas atuais e “traduzir” o que os jornais tradicionais estavam comunicando.
Um relatório do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, junto à Universidade de Oxford, apontou o @ac2ality como o principal perfil de notícias do Tiktok em língua espanhola.
O que é o TikTok?
A principal característica do TikTok é a sua ferramenta de edição de vídeos, que permite aos usuários adicionar efeitos especiais, filtros, música e legendas facilmente.
Os usuários podem criar seus próprios vídeos ou explorar uma grande variedade de conteúdo gerado pelos próprios usuários na plataforma.
Além disso, tudo é intermediado por um algoritmo poderoso que, com pouco tempo de uso, detecta exatamente o assunto de maior interesse do usuário.
Depois de sua concretização no mercado de mídias digitais, o TikTok deixou de ser apenas um simples aplicativo de vídeos e se tornou uma das principais plataformas de divulgação de grandes empresas, ferramenta de trabalho dos criadores de conteúdo, entre outros.
Atualmente, o aplicativo conta com 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. Você já criou sua conta?