Console, PC ou celular: qual é o mais usado pelos gamers brasileiros?
A plataforma mais usada pelos gamers brasileiros surpreendeu os gringos! Console, PC ou celular: descubra qual é o mais usado.
Os videogames são um dos meios de entretenimento mais presente entre os brasileiros. Os jogos eletrônicos já alcançaram uma popularidade incrível, por isso vemos cada vez mais games super produzidos que visam conquistar o público, especialmente no Brasil, já que este é o terceiro país com maior número de jogadores do mundo, atrás somente dos EUA e da China.
A indústria dos games é particularmente interessante por possuir diferentes formas de tecnologia para jogar, que dividem o público e causam discussões entre os fãs de um ou outro.
Os três pilares das tecnologias de games nós já conhecemos, sendo o console, o PC (computador) e o celular. Mas qual deles é o mais utilizado pelos jogadores no Brasil?
Dispositivo mais usado pelos gamers brasileiros
Uma recente pesquisa resolveu procurar qual é o aparelho mais usado pelos gamers brasileiros nos momentos de lazer, quando vão jogar. Os resultados mostraram que os diferentes perfis jogadores do país tendem a jogar mais em seus celulares, com jogos mobile.
Dos entrevistados, 81% jogavam usando o celular, sendo que desses, 91% optavam pelo Android e apenas 19% pelo iPhone. Logo atrás do mobile, vem o PC. Essas máquinas poderosas são usadas por 61% dos gamers.
E por último, mas beirando os computadores, estão os consoles, que são usados por 57% dos jogadores. Entre eles, os de menor utilização são os da Nintendo, ocupando só 32%, com os usuários de Xbox logo acima, com 42%. O console mais usado, o PlayStation, é opção de 68% dos gamers.
Por que há essa preferência?
O resultado da pesquisa não é muito surpreendente. Embora o estudo não explique os motivos, alguns fatores e dados de conhecimento geral podem dar uma ideia do porquê os brasileiros preferem jogar no celular.
Os celulares são os dispositivos tecnológicos mais presentes em nossas vidas. Além disso, muitos games mobile são gratuitos e exigem pouco tempo de dedicação, facilitando a acessibilidade.
Já os computadores precisam ter componentes mais caros para ter a capacidade de rodar jogos. Isso os torna muito caros no Brasil. Mesmo assim, já estamos acostumados a usar esses aparelhos, por isso, continuam em segundo na lista.
Já os consoles, especialmente os de última geração, não fogem do alto custo, porém os jogos também possuem um valor exagerado. Além disso, a jogabilidade não é impressionante, já que o mesmo sistema de botões serve para quase todos os jogos.