Censurados: conheça os motivos (ou não) para esses 5 filmes terem sido BANIDOS!
Nessa lista, você pode conhecer alguns filmes que foram banidos em diversos países, assim como quais motivos levaram ao banimento.
Ninguém pode negar que o mundo atualmente é um lugar muito diverso, que possui todo o tipo de cultura, de gostos e preferências. Portanto, não cabe a ninguém opinar sobre o gosto dos outros. Porém, concordamos que deve haver liberdade para que as pessoas decidam sobre o que desejam ou não consumir. Isso porque possuímos uma grande quantidade de gêneros de filmes, games e programas para todos os gostos.
Contudo, nem todos os conteúdos são bem-vistos por algumas sociedades e eles não estão errados por causa disso, logicamente havendo exceções. Sendo assim, o Multiverso Notícias separou uma lista contendo algumas produções que foram banidas em um ou mais países.
5 filmes que você nem fazia ideia de que haviam sido banidos
1. ‘2012’
Aqueles que nasceram por volta dos anos 2000 ou antes sabem muito bem da euforia por trás do ano de 2012. Isso acontece pois o calendário Maia, que cientistas encontraram, acabava justamente no ano de 2012. Portanto, muitos teorizavam que aquela data na realidade seria a data do fim do mundo, de alguma forma profetizada pelos Maias.
Em razão da grande repercussão dessa teoria, em 2009, o diretor Roland Emmerich, resolveu lançar um filme sobre qual era a sua visão desse suposto fim do mundo. Apesar de não ter nada de mais, o filme foi banido na Coreia do Norte, já que no ano de 2012 seria comemorado o centenário do fundador da nação, Kim Il-sung. Portanto, as autoridades escolheram proibir o filme, para que não houvesse qualquer correlação entre datas.
2. ‘Mulher-Maravilha’
Outro filme que a princípio não tem nenhum motivo para ser banido é o longa da Warner em parceria com a DC Comics, o qual nos apresenta a história de origem de Diana Prince, a Mulher-Maravilha. Alguns podem pensar que é por conta de o filme ter como enredo principal a Segunda Guerra Mundial, mas na realidade o motivo de banimento do filme está por trás das câmeras.
O filme foi banido nos países que compõem a Liga Árabe, como Líbano e Qatar, por exemplo. E o motivo para que isso aconteça foi a nacionalidade da atriz principal, já que Gal Gadot é uma atriz Israelense, e supostamente teria feito parte do exército do país, assim como teria dado depoimento em apoio a Israel contra a Palestina.
3. ‘Cinquenta Tons de Cinza’
Esse é outro dos longas de que boa parte das pessoas já ouviu falar, seja pela adaptação em live-action, seja pelos livros. É inegável que o filme foi um grande sucesso, já que se sustentou a ponto de virar uma trilogia.
No entanto, apesar de ser um romance, possuir cenas mais “quentes”, alguns países não gostaram do fato de o filme tratar fetiches por sadomasoquismo. Sendo assim, alguns países como Emirados Árabes, Nigéria, Indonésia, dentre outros, resolveram banir o longa. Alguns inclusive alegaram que o filme continha cenas pornográficas.
4. ‘Zoolander’
Esse é um filme que poucos sequer passariam perto de imaginar que foi banido, afinal, apesar de muitas piadinhas, trata-se apenas de um filme de comédia. Porém, o enredo do filme envolve um supermodelo que sofreu lavagem cerebral e tem que matar um líder político. Então, você se pergunta: mas qual o problema disso? Afinal, já vimos muitos filmes com questões similares.
No entanto, o líder escolhido, apesar de fictício, era de um país real, e esse país, no caso a Malásia, não levou o filme na “esportiva”. Sendo assim, resolveu que Zoolander não seria exibido em seus cinemas. Em razão disso, seu vizinho geográfico e parceiro político, Cingapura, também baniu o filme para não afetar suas relações.
5. ‘Laranja Mecânica’
Por fim, um filme que nem precisa de muita descrição para explicar o motivo de ter sido desconsiderado para a exibição em vários países. O filme contém muitas cenas grotescas e algumas contendo nudez, sendo assim, não é muito “surpreendente” que tenha sofrido banimento em muitos países, um deles sendo o Brasil. “Laranja Mecânica” hoje é um clássico cult do cinema, tendo sido lançado em 1971.
O longa conta a história de um delinquente juvenil que, junto a seus amigos, pratica uma grande quantidade de crimes medonhos. Eventualmente sendo capturado e aprisionado, a história do protagonista não deixa de ficar pior dentro da cadeia.