Moonwalker: conheça o dispositivo que vai te fazer ‘andar’ muito mais rápido

Produto com potencial de revolucionar a mobilidade urbana usa inteligência artificial.

A humanidade sempre investiu muito em seus meios de locomoção, buscando maneiras de ir de um ponto a outro no menor tempo possível. Com a evolução tecnológica, os meios de transporte foram cada vez mais aprimorados, e nem estamos falando de carros e aviões, mas sim de itens mais acessíveis, como bikes e esteiras.

Ultimamente, surgiu uma onda de produtos que podem ser usados para facilitar a locomoção dos pedestres, e até como um esporte ou entretenimento. Hoverboards são um exemplo, assim como aqueles patinetes elétricos muito usados por seguranças. Agora, um tipo de patins autônomo tem chamado a atenção dos consumidores: os “moonwalkers”.

Como ‘patins elétricos’, moonwalkers prometem facilitar sua vida

Moowalkers: novo produto capaz de revolucionar nossa mobilidade
Foto: SHIFTROBOTICS.IO/Reprodução

Essa nova tecnologia desenvolvida pela Shift Robotics, uma empresa de tecnologia sediada na Pensilvânia, Estados Unidos, visa reduzir o tempo e esforço gasto em caminhadas. Assim, são dispositivos que a pessoa pode calçar e andar normalmente, só que com 250% a mais de velocidade.

Os moonwalkers tem o design de um tênis com oito rodinhas distribuídas em cada pé do calçado que deslizam ao caminhar. Bom, tênis com rodas não são exatamente uma novidade, mas o diferencial aqui é o uso de inteligência artificial (IA) embutido no produto.

Como funcionam?

A IA auxilia no funcionamento do aparelho, que aprende com o seu modo de caminhar e faz a adequação da velocidade, bem como dos movimentos, ao seu estilo. Além disso, o “sapato elétrico” tem uma fonte de energia recarregável, mas não se preocupe, pois a entrada do carregador é semelhante à dos celulares Android, do tipo USB.

Embora não pareça, pelo modo de carregamento, o moonwalker recarrega em cerca de 90 minutos e é capaz de percorrer distâncias de até 10 km sem precisar ser conectado ao carregador.

A ideia do produto é revolucionar a mobilidade urbana e surgiu após o fundador e diretor da empresa, Xunjie Zhang, quase ser atropelado por uma scooter. Tudo começou com o seguinte questionamento:

“E se pudéssemos pegar emprestada a ideia de uma passarela, mas miniaturizar em sapatos, para que eles possam servir ao propósito de uma minipassarela rolante?”

Com isso, ele trabalhou duro com sua equipe para a criação do produto, que faz uma pessoa caminhar até 11 quilômetros por hora. Serão dois modelos disponíveis: Shift e Lock, este usado para subir escadas. Porém, infelizmente o produto ainda está em desenvolvimento.

Mas se você quer ter um moonwalker, prepare os bolsos: a previsão é de que o dispositivo custe cerca de R$7 mil.

você pode gostar também