Conheça a história de Ham, o chimpanzé que viajou para o espaço
Antes de enviar o ser humano à Lua, a Nasa enviou Ham, um chimpanzé. Conheça sua história e os detalhes da viagem!
O último dia 19 de janeiro foi lembrado pelos 40 anos da morte do chimpanzé enviado ao espaço pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa). Considerado um astronauta da agência espacial, Ham foi o primeiro de sua espécie a realizar tal viagem.
A Nasa se encarregou de treinar Ham para que ele conseguisse chegar ao espaço. E tudo aconteceu durante a corrida espacial da Guerra Fria. Na época, a União Soviética e os Estados Unidos disputavam o avanço tecnológico espacial, mas, a princípio, a Rússia saiu à frente.
Entenda o caso
Os Estados Unidos, na época, queriam alcançar sua rival, por isso tiveram a ideia de enviar o primeiro ser humano à Lua. Mas, para que o astronauta chegasse lá, foi necessário que o chimpanzé Ham fosse primeiro.
Ou seja, Ham foi enviado ao espaço para que a Nasa alcançasse esse objetivo de vencer a corrida espacial. Na década de 1960, a agência espacial norte-americana estava preparada para cumprir a missão de levar voos tripulados ao espaço.
As primeiras operações desse programa, que se chamou Programa Mercury, aconteceram entre os anos de 1958 e 1963. Os engenheiros do país que estava um passo atrás na corrida tiveram que desenvolver a segurança dos navios para as tripulações.
Nesse mesmo período, as primeiras espécies estavam sendo escolhidas pela equipe responsável para viajar nos protótipos. Com a conclusão de que os chimpanzés seriam os ideais, houve um intenso treinamento.
Nesse treinamento, os chimpanzés foram expostos à força G. O método escolhido para o treinamento diário incluía castigos com choques elétricos. Isso fez com que os os chimpanzés fossem capazes de acionar as alavancas necessárias do voo.
Os cientistas decidiram que Ham estava pronto para viajar no voo mais crítico em uma altitude de 25 mil metros do solo terrestre. Enfim, no dia 31 de janeiro de 1961, Ham se tornou o primeiro chimpanzé a ir para o espaço em uma viagem que durou 108 minutos. Na época, ele alcançou o que nenhum ser humano havia alcançado.