Conheça 5 civilizações antigas que foram ESQUECIDAS pela história!

Nem todas as antigas civilizações são marcantes a ponto de serem famosas. Veja 5 das que foram praticamente esquecidas com o passar do tempo.

As primeiras espécies ancestrais do homem habitaram o planeta há milhões de anos. A humanidade como conhecemos é composta pela espécie Homo sapiens, como é de conhecimento da maioria das pessoas, e surgiu entre 400 mil e 100 mil anos atrás.

Porém, o que poucos sabem, ou ao menos não se lembram, é que a verdadeira “evolução” da humanidade se deu a partir do momento em que os seres humanos deixaram de ser nômades e passaram a estabelecer vilas, e consequentemente sociedades.

No entanto, como bem sabemos, não foram todas as civilizações que perduraram ao longo dos milênios até os dias de hoje. Afinal de contas, houve diversas guerras, disputas e pragas que acabaram por dizimar muitas sociedades que já existiram, deixando para trás apenas alguns indícios de sua passagem pela Terra.

5 civilizações antigas praticamente esquecidas

A lista abaixo contém algumas das sociedades que foram quase esquecidas pela humanidade, ou que somente agora foram descobertas pelos cientistas. Confira:

Nabateus

Poucos sabem sobre os nabateus, porém, diversas pessoas já ouviram falar sobre a sua capital, a cidade de Petra. Esse povo é considerado por muitos como ancestral direto dos povos árabes. Sua localização é tida como composta pelos países da Jordânia e de Israel, sendo que eles viveram cerca de dois séculos d.C.

Petra - Nabateus
Fonte: aventurasnahistoria.uol.com.br

Sanxingdui

Em contraponto ao item anterior, da civilização de Sanxingdui – que viveu na atual cidade de Guanghan, China – sabe-se muito pouco. Quase não há vestígios dessa antiga civilização, porém, por meio de achados como figuras de bronze e algumas relíquias feitas de metais preciosos e joias, estima-se que essa civilização viveu por volta dos séculos 11 a 12 a.C.

Sanxingdui Bronze Heads
Fonte: pinterest.pt

Caral

Esse é um exemplo mais próximo para os brasileiros, pois é uma civilização que viveu ao nosso lado, na Cordilheira dos Andes, mas precisamente onde atualmente está o Peru. Porém, eles não chegaram a cruzar com os Incas, pois vieram um pouco antes deles.

Essa civilização possuiu um grande desenvolvimento na agricultura, comércio e educação. Isso pois há vestígios de que eles possuíam um grande conhecimento nos campos da astronomia e matemática. Ainda que sua existência tenha sido descoberta apenas alguns anos atrás, essa civilização viveu por volta de 3.000 a 1.800 anos a.C.

Caral
Fonte: Reprodução Twitter/@denis_1998

Aksum ou Axum

O reino de Aksum, ou Axum, é tido como pertencente à região que hoje compõe o país da Etiópia. São reconhecidos principalmente por serem comerciantes com a Índia e outros reinos mediterrâneos da época.

Porém, esse povo não resistiu ao surgimento do Islã, e principalmente à queda de Roma. Sendo assim, eles viveram por volta dos séculos I a VII d.C.

Aksum
Fonte: palmares.gov.br

Cucuteni

A cultura que dominava a região que hoje compõe países como Moldávia, Ucrânia e Romênia era conhecida como Cucuteni ou Trypillia. Essa cultura é conhecida por alguns historiadores como a que fundou as primeiras civilizações europeias.

A maior parte dos vestígios encontrados hoje são figuras, ferramentas e esculturas feitas em cerâmica, portanto, estes são considerados como os principais elementos desta sociedade. Sendo assim, pelo que se sabe atualmente, essa cultura teve ao menos um milênio de vida, sendo estimados como vividos entre 4.500 a 3.000 a.C.

Cucuteni
Fonte: Wikipedia.com
você pode gostar também