Confira quais são os 3 bancos mais usados para ataques de phishing, segundo a Cloudflare
Bancos estão entre as 50 marcas divulgadas.
Com a evolução da tecnologia, é bem comum que as pessoas façam tudo dependendo do PC ou do celular, não é mesmo? Afinal, as ferramentas foram criadas para dar ainda mais comodidade para o usuário.
Porém, nem sempre isso vem para nos ajudar de alguma forma, já que os criminosos se apossam de táticas e técnicas para aplicar golpes em pessoas desatentas. E é exatamente sobre isso que a Cloudflare, empresa de segurança, registrou em seu site.
Através de um relatório global, a empresa nos entregou uma lista com 50 marcas que são usadas para ataques de phishing através de SMS, e-mails ou mensagens maliciosas. Entre essas marcas, 3 são bancos bastante utilizados.
São eles: Bradesco (na posição 27), Caixa Econômica Federal (na posição 28) e Itaú Unibanco (na posição 46ª). Ou seja, esses três bancos brasileiros são os mais usados para ataques que podem trazer gigantes prejuízos para os usuários que caírem em golpes.
O que é o ataque de phishing?
Esse modo de ataque muito conhecido é uma forma de tentar roubar informações confidenciais através de contatos. Atualmente, as formas mais corriqueiras desses ataques são através de SMS, WhatsApp e e-mail.
Os criminosos entram em contato com a vítima, se passam por atendentes de bancos e pedem dados confidenciais da pessoa. Muitas vezes, por entrar em desespero e não checar a veracidade, o usuário acaba caindo em golpes como esse.
Outra forma de golpe que é bem comum de encontrar diz respeito a sites falsos, em que informam que você ganhou um brinde e precisa preencher o formulário para repassar o link a outras pessoas. Fique atento quando isso for oferecido!
Por isso, é muito importante que você fique de olho e não passe nenhuma informação sensível sua. Confirme com a pessoa se é de fato o banco e atente-se às formas de contato da sua instituição financeira para evitar prejuízos.