Como limpar a tela do celular sem riscar? 6 truques que todo mundo deveria conhecer
Precisa limpar o seu celular, mas tem medo de que ele estrague? Confira um passo a passo seguro e evite riscos.
Limpar a tela do celular é importante para manter a higiene e a qualidade da imagem, mas é preciso seguir diversos cuidados para não danificá-la.
Isso porque as telas são sensíveis e podem ser riscadas ou ter o revestimento de proteção danificado se você não usar os produtos e métodos corretos.
Como limpar a tela do celular?
Foto: Shutterstock
1. Desligue o celular antes de começar
Antes de tudo, desligue o aparelho. Isso não só é mais seguro, como também facilita ver as manchas e marcas na tela, tornando a limpeza mais eficaz.
2. Use um pano de microfibra
A melhor opção é um pano de microfibra, aquele mesmo que você usa para limpar óculos. Ele é macio e não solta fiapos, sendo perfeito para a limpeza de superfícies delicadas. Nunca use papel toalha, toalhas de cozinha ou tecidos ásperos, pois eles podem riscar a tela do celular.
3. Faça movimentos suaves
Passe o pano de microfibra na tela em movimentos circulares suaves. Isso ajuda a remover manchas e sujeiras sem pressionar demais a tela, evitando danos ao vidro ou ao revestimento oleofóbico.
4. Evite produtos químicos agressivos
Nunca use álcool, limpa-vidros, água sanitária ou qualquer produto de limpeza doméstico na tela do celular. Esses produtos podem remover o revestimento oleofóbico, que protege a tela de impressões digitais e manchas. Se precisar de um pouco de umidade, umedeça o pano com água destilada ou use um produto específico para telas, que você encontra em lojas de eletrônicos.
5. Use álcool isopropílico com moderação
Se for realmente necessário desinfetar a tela (por exemplo, após contato com superfícies públicas), use álcool isopropílico 70%. Ele é menos agressivo do que o álcool comum, mas ainda assim, deve ser usado com moderação. Umedeça levemente o pano e nunca aplique o produto diretamente na tela.
6. Não esqueça das bordas e do case
Por último, lembre-se de limpar também as bordas do celular e a capinha. Use um cotonete umedecido com água ou álcool isopropílico 70% para alcançar os cantos e as entradas, mas evite excesso de líquido.
Lembre-se de fazer a limpeza regularmente para um uso mais confortável e seguro do seu smartphone. Quanto mais vezes você usar o celular durante o dia, maior a necessidade de uma boa higienização.