Como ir à Lua sem uma nave espacial? Cientistas descobriram como fazer isso

A ESA criou a instalação LUNA na Alemanha, simulando a superfície lunar para treinar astronautas em futuras missões à Lua.

A Agência Espacial Europeia (ESA) recriou na Terra as condições da superfície lunar para treinar astronautas em futuras missões à Lua. A instalação, chamada de LUNA, está localizada no Centro Europeu de Astronautas, em Colônia, Alemanha.

O local conta com 900 toneladas de rochas vulcânicas semelhantes às encontradas nas montanhas Siebengebirge, simulando as condições do regolito lunar — a fina camada de poeira e fragmentos de rocha que cobre a superfície da Lua.

Como é a LUNA?

Para recriar ao máximo a experiência lunar, a ESA usou técnicas especiais para moer e peneirar as rochas vulcânicas, deixando a textura do solo muito semelhante ao da Lua. A “poeira lunar” foi espalhada por uma superfície maior que uma quadra de basquete.

Para simular a baixa gravidade, a instalação conta com carrinhos móveis instalados no teto, que suspendem os astronautas e acompanham seus movimentos, permitindo que eles sintam as dificuldades do ambiente lunar.

O astronauta da ESA, Thomas Pesquet, destacou a importância desse ambiente de treinamento. Durante seu primeiro teste na LUNA, ele e seu colega Matthias Maurer utilizaram trajes especiais que pesavam 25 kg, com equipamentos de comunicação e suporte.

“Fiquei surpreso com a luz penentrante, especialmente no polo sul. É muito difícil avaliar a topografia”, afirmou Pesquet.

Missões lunares em vista

A inauguração da LUNA ocorreu alguns anos depois do previsto, mas chega em um momento importante. A ESA já está se preparando para enviar astronautas ao nosso satélite.

Além disso, a agência europeia faz parte do programa Artemis, da NASA, e foi responsável pelo desenvolvimento do módulo de serviços da cápsula Orion, que levará novas pessoas à Lua nos próximos anos.

Pesquet também comentou sobre a importância do momento para a Europa:

“É um momento-chave para a Europa, porque estamos realmente entrando na exploração lunar. Já estamos fazendo parceria com a NASA para fornecer equipamentos e materiais para a Artemis”.

A ESA espera que a instalação LUNA contribua significativamente para o sucesso das próximas missões à Lua, dando aos astronautas europeus a prática necessária para explorar e trabalhar em solo lunar de forma segura e eficiente.

você pode gostar também